Produtos Eco: uma gama sustentável, que serve as exigências profissionais

Produtos Eco: uma gama sustentável, que serve as exigências profissionais

Produtos Eco: uma gama sustentável, que serve as exigências profissionais

Através do seu catálogo de Produtos Eco, a Würth serve os profissionais e contribui para uma economia mais verde

  • Cuidar do planeta hoje para as gerações do amanhã deixou de ser uma preocupação e passou a ser um desígnio, que exige ação
  • Das empresas, tanto quanto das pessoas, esperam-se iniciativas e decisões de compra mais equilibradas e sustentáveis
  • Através do seu catálogo de Produtos Eco, a Würth serve os profissionais e contribui para uma economia mais verde

Para grande parte dos especialistas mundiais, a mudança climática é a crise que define o presente e está a desenvolver-se mais rapidamente do que se temia. Nenhuma zona do globo está imune às consequências devastadoras da crise planetária em curso e que tem na degradação ambiental e no aumento progressivo das temperaturas uma base para gerar todo o tipo de fenómenos extremos, bem como pôr em causa a sobrevivência tal como a conhecemos. Mas apesar da ameaça, não somos impotentes.

À medida que o custo das mudanças climáticas atinge níveis preocupantes, cresce também a vontade de uma ação coletiva mais ousada, sendo que o papel de empresas e negócios se revela fundamental para o sucesso da mudança. Desenvolver produtos verdes, ou optar por soluções ecológicas e sustentáveis – cada qual com as suas características diferenciadoras - é, cada vez mais, o caminho assumido pelas empresas com os olhos postos no futuro, razão pela qual, também para o consumidor, é importante saber como fazer escolhas mais sustentáveis.

O produto ecológico, por exemplo, é o que mais facilmente se encontra no dia-a-dia. Trata-se de uma opção que tem como objetivo principal proteger o equilíbrio da biodiversidade, não o agredindo. O produto verde, por sua vez, é criado com a redução do gasto energético em mente, assim como com um desperdício de água mais reduzido. É o tipo de produto que diminui impactos colaterais na natureza. Finalmente, o produto sustentável, eleva o produto verde a um grau no qual não só se cumprem os requisitos ecológicos, como também se procura mais durabilidade e resistência, que garantam um ciclo de utilização mais longo para o produto e, dessa forma, menos consumo e desperdício.

Selecionar que produtos consumir e com que vantagens para o ambiente é, cada vez mais, uma forma de contribuir ativamente para a mudança. Certificações com graus elevados de exigência ambiental, como o Rótulo Ecológico Europeu (também chamado de Ecolabel) é outra das formas de combater o greenwashing e, ao mesmo tempo, de encorajar as empresas que estão a trilhar um caminho mais alinhado com os limites ecológicos da Terra.

Passar da teoria à ação

Detentora da certificação ISO 14001 e consciente do papel que lhe cabe tanto na resposta às necessidades dos profissionais, como nos impactos que procura ativamente reduzir, a Würth selecionou um conjunto de mais de 50 das suas referências para criar um catálogo especial de Produtos ECO.

Convenientemente dividido em categorias como lavagem, proteção, limpeza, desincrustação, lubrificação, vedação, fixação, isolamento, economia, entre alguns outros, o catálogo de Produtos Eco abrange todas as áreas de intervenção diária dos profissionais e sugere opções tanto ecológicas, como verdes e sustentáveis. Neste âmbito, o Sistema Refillo para reabastecimento de latas de spray com produtos de ar comprimido merece especial destaque, uma vez que é um exclusivo Würth. Com ele os profissionais poupam não só em produto, como no número de latas e aerossóis usados.

Na categoria de limpeza, o produto multiusos Liquid Green revela uma capacidade solvente sobre massa lubrificante e resina que não desilude. Trata-se de um produto ecológico, disponível em embalagens de 500ml e 5l, sem qualquer tipo de perigosidade indicada na rotulagem. No caso das mãos com sujidade extrema (graças a tintas, resinas ou colas), a limpeza com a massa lava mãos N Special proporciona uma esfoliação natural, graças ao composto de farinha de caroço de azeitona. O rolo de papel de limpeza reciclado, em duas camadas, permite até 800 utilizações com grande resistência à rutura e alto poder de absorção.

Inovação a pensar no futuro

No âmbito da lubrificação, o óleo de corte/furo ecológico permite até 2.500 aplicações graças à quantidade predefinida por acionamento de uma válvula na embalagem. Sem odor ou perigosidade no contacto com materiais sensíveis - como mármore, plástico ou componentes elétricos -, este óleo biodegradável garante uma utilização simples e a dosagem ideal.

Dentro do tema proteção, tanto as luvas Eco-Line E100 (produzidas de forma ecológica não perdendo qualquer propriedade protetora) como os sapatos de segurança S1P Eco-Fresh (o primeiro sapato de segurança moderno fabricado com 70% de materiais reciclados) são referências disponíveis no catálogo de Produtos Eco.

Nem todas as soluções do catálogo de Produtos ECO constituem referências de consumo. O Sistema de Instalação Varifix, certificado Cradle to Cradle (C2C), vencedor do prémio de produto verde na categoria de Arquitetura Profissional e distinguido na categoria de Sustentabilidade e Inovação dos German Awards for Excellence, constitui uma resposta multifacetada e eficaz, que permite suportar cargas estáticas elevadas, em montagens no teto, no chão ou na parede.

Também o Sistema de Isolamento Térmico Wütherm, indicado para responder às exigências crescentes de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com o consumo de energia e à proteção ambiental, se apresenta como uma opção a ter em conta na altura de passar da teoria à ação em termos de sustentabilidade.

Produtos em destaque neste artigo