Wütherm: o sistema que alia eficiência e conforto nas casas

Wütherm: o sistema que alia eficiência e conforto nas casas

Wütherm: o sistema que alia eficiência e conforto nas casas

Se é verdade que durante o último ano nos vimos excecionalmente obrigados, pela emergência pandémica, a passar meses seguidos em casa, também é verdade que esse tempo nos permitiu reconhecer a gravidade do problema da pobreza energética associado a habitações mal preparadas para contrariar diferenciais de temperatura.

É curioso que, num país com um dos climas mais amenos da União Europeia, a população portuguesa sofra tanto de excesso de frio como de calor dentro de casa: uma manta nas pernas enquanto se está no sofá a ver televisão e noites passadas em branco graças ao sobreaquecimento das divisões são imagens que fazem parte de uma grande percentagem das casas e que, de certa forma, se normalizaram.

pic-5

Com mais de dois milhões de cidadãos afetados pela pobreza energética, em 2020 Portugal registou mais de 55 mil pessoas a receber apoio para pagar as contas do gás natural e da eletricidade, números que contrastam e muito com outros países, mais avançados no que fiz respeito a estratégias de poupança de energia a partir do parque imobiliário.

Associado, em grande medida, à qualidade do edificado, o conceito de pobreza energética não é novo, mas pode ser combatido numa ótica de resolução do problema pela raiz.

Já ouviu falar do ETICS?

pic-4

Responder às exigências de conforto hidrotérmico (a ausência de desconforto térmico gerado pela humidade e temperatura ambiente), a par das preocupações com a proteção ambiental (por via da minimização dos consumos de energia), levou a uma procura global de soluções.

Uma das abordagens encontradas prevê que um projeto em edificação contemple e se adeque às chamadas forças da natureza, aproveitando o potencial climático para criar condições de vida adequadas e que favoreçam o conforto humano – é a abordagem bioclimática.

Isolar termicamente os edifícios e minimizar as trocas de calor com o exterior, reduzindo as necessidades de aquecimento e arrefecimento dos ambientes é, hoje, outro dos caminhos possíveis. A esta abordagem deu-se o nome de ETICS – Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior –, que consiste na aplicação de placas de isolamento térmico revestidas por um reboco fino armado, finalizado com um revestimento de pintura, que lhe confere um efeito duplo: decorativo e protetor.

Ao defender as alvenarias e demais elementos estruturais, o ETICS ajuda ainda a eliminar as pontes térmicas e a reduzir o risco de condensações interiores, o que impacta positivamente o conforto térmico, contribui para a saúde de quem usa os espaços e origina reduções consideráveis nas faturas energéticas.

Aplicar para dissipar

pic-8 pic-10 pic-11 pic-9 pic-7

É no âmbito dos sistemas ETICS que surge o Wütherm: uma solução com fórmula Würth, facilmente aplicável por fora e em praticamente todo o tipo de construções - novas e existentes, habitacionais, comerciais e industriais –, que mantém o diferencial entre temperatura exterior e interior, sem criar barreiras à ventilação.

Iniciando o processo com a preparação do suporte, os profissionais que aplicam Wütherm podem socorrer-se de uma colher de pedreiro JAVA para aplicar a argamassa de reparação MASREP. Desta forma conseguem a reparação e o acabamento do suporte antes de passar à próxima fase.

O arranque do sistema acontece a partir da aplicação de um perfil de alumínio, para nivelamento e suporte da parte inferior do sistema de isolamento, fixo por buchas de expansão como as shark hammer tipo SK, uma solução versátil para fixar cargas leves.

Segue-se a colagem das placas de isolamento, com a argamassa de colagem e barramento ETICS KOLTHERM, aplicando-se a cola de poliuretano para selar o perímetro das mesmas, fixando-se também as placas com as buchas para materiais de isolamento W-DDSD ou W-IN, finalizando esta fase com o reforço dos painéis de isolamento com a rede de fibra de vidro 160gr., e posterior novo barramento com a argamassa de colagem e barramento ETICS KOLTHERM.

A última fase de aplicação do sistema Wütherm consiste no acabamento, conseguido através da aplicação de um primário antialcalino, seguido de um revestimento fino (1.0mm) ou médio (1.5mm) para ETICS. Termina-se com uma camada de tinta acrílica, disponível num amplo catálogo de cores, resistente aos elementos do exterior e com elevada impermeabilidade à água, assim como de uma excelente capacidade de gestão do vapor.

Para um efeito qualitativo adicional, os profissionais que aplicam o sistema Wütherm podem ainda optar por um vedante acrílico texturizado, indicado para remates, preenchimento de fissuras, e reparação de danos em suportes lisos ou texturizado, tanto interiores como exteriores.