Proteção e segurança para todos os sentidos

Proteção e segurança para todos os sentidos

Proteção e segurança para todos os sentidos

A salvaguarda dos órgãos sensoriais deve ser uma preocupação para profissionais de todas as áreas

  • A salvaguarda dos órgãos sensoriais deve ser uma preocupação para profissionais de todas as áreas;
  • A utilização de EPIs é uma das formas mais simples de promover a segurança no trabalho;
  • Gestores, responsáveis técnicos de higiene e segurança estão entre principais promotores de boas-práticas contra os riscos profissionais.

Embora nenhuma atividade profissional seja totalmente isenta de riscos para a saúde de quem as desempenha, os rankings de perigosidade são esclarecedores. Não é incomum que profissões como a dos mineiros e trabalhadores de refinarias, instaladores e reparadores de elevadores, técnicos de indústrias químicas e de siderurgias, tal como jornalistas de guerra, profissionais de saúde e trabalhadores de construção civil se encontrem, repetidamente, no top-10 dos que mais riscos apresentam para quem as desenvolve.

No caso da construção civil, a evolução ao longo das décadas tem sido positivamente marcada pelo desenvolvimento de soluções que visam, precisamente, uma segurança acrescida dos profissionais. Também as marcas que servem, diariamente, as oficinas, estaleiros e terrenos de obra com produtos e equipamentos de toda a espécie têm feito um esforço significativo para consciencializarem os profissionais e tornarem os seus trabalhos mais seguros.

Pela importância que representam no corpo, os órgãos sensoriais – olhos, ouvidos, nariz, mãos - estão entre os mais visados pelas normas e regulamentos de proteção, que requerem um cumprimento rigoroso no trabalho. Além destes, também os pulmões merecem especial atenção por parte de quem define os procedimentos de prevenção e controlo de acidentes e riscos em contexto profissional.

Numa camada mais avançada de investigação e desenvolvimento de produto, estão também já disponíveis soluções de proteção e segurança com preocupações para com o ambiente e a sustentabilidade. Linhas de produto que contemplam tecidos e fibras criados a partir de materiais reciclados, assim como materiais de embalamento que permitem uma otimização e poupança de recursos são hoje amplamente usados por profissionais e empresas de todos os ramos.

Pele, mãos e pés: salvaguardar as extremidades

Sendo o maior órgão humano, a pele é também o maior instrumento sensorial do corpo. Afinada por estímulos mecânicos, térmicos e químicos, a pele fornece uma variedade de informações vitais, razão pela qual deve estar na linha da frente dos cuidados e proteção. A Skin Line é, neste âmbito, uma referência incontornável da proteção (azul), limpeza (verde) e dos cuidados regenerativos (laranja). Codificada por cores, esta linha tem também o desempenho classificado por potência de atuação, numa escala de 1 a 5.

Porque as influências externas provocam, não raras vezes, ocorrências e acidentes, a proteção das mãos deve ser reforçada por luvas de proteção. Dependendo da atividade assim são os riscos, razão pela qual é atribuída a cada EPI uma categoria de risco: I, para riscos menores como lesões superficiais; II, num âmbito de proteção contra cortes; e III, no caso de riscos que podem levar a danos irreversíveis à saúde.

As luvas de proteção E-100, da linha de produtos Ecoline, são luvas universais, de grande alcance, e sustentáveis, sendo fabricadas com materiais reciclados e economia de recursos. Combinam a ecologia com excelentes propriedades protetoras de categoria II, como o revestimento de látex natural resistente à abrasão, ao corte e contra o calor. São disponibilizadas numa embalagem inovadora, 100% isenta de plástico.

Já as luvas de proteção química e contra cortes representam uma segurança de categoria intermédia e elevada, tendo alguns modelos uma proteção assegurada não só das mãos, como também de pulsos e antebraços.

No caso dos membros inferiores, é o calçado de segurança que ganha preponderância no capítulo da segurança. Necessariamente confortáveis, mas também duradouros, os sapatos de segurança devem ajustar-se às diferentes condições de trabalho. Uma avaliação de risco está na base da definição da proteção necessária, numa classificação que vai do nível SB (que cumpre requisitos mínimos de segurança) a S5 (ideal para trabalhos com maior grau de perigosidade). À semelhança do que acontece com as luvas de proteção, também os sapatos de segurança preveem hoje aspetos de estilo e sustentabilidade que não passam despercebidos aos profissionais – são disso exemplo os Ecofresh S1P.

Pele Mãos Pés

Cuidar dos olhos, ouvidos e pulmões

Além de uma obrigatoriedade legal, a proteção dos olhos é uma preocupação que se estende também ao nariz e boca, refletida na utilização de óculos, viseiras e máscaras faciais. Os perigos que envolvem os olhos podem ser óticos (radiação UV e IR, brilho causado pela luz), mecânicos (impacto, corpos estranhos) ou químicos (ácidos, gases, vapores, fumos), estando organizados em categorias que devem ser tidos em conta nos comportamentos individuais durante o trabalho.

Na categoria da proteção auditiva, qualquer produto deve ter em conta aspetos como o nível de ruído no ambiente envolvente, a duração do desgaste (podendo ser ocasional, regular ou constante), a compatibilidade com outros equipamentos de proteção individual (como óculos de segurança), a eficácia (por via da almofada de selagem) e a precisão do ajuste. Dos auscultadores de proteção, aos protetores auriculares, são múltiplas as opções disponíveis para máxima ergonomia e proteção do canal auditivo.

A segurança respiratória, muitas vezes associada a perigos invisíveis, está também ela nivelada por diferentes capacidades, consoante a atividade em que são usadas. As máscaras descartáveis, em forma de copo e dobráveis são, como o próprio nome indica, de utilização única. A meia máscara facial, combinada com filtros adequados, é adequada para empresas químicas, de processamento de tintas, de processamento de madeira e plástico e empresas de automóveis, bem como empresas de eliminação e renovação de resíduos. Já as máscaras de proteção faciais completas, preparadas para as utilizações mais exigentes, visam ambientes onde ocorram vapores, solventes e gases.

Para dicas e instruções de segurança relacionadas com todo o tipo de aplicações e equipamentos, recomenda-se que os profissionais se informem, antes de qualquer atividade.

pulmoes ouvidos olhos