Alto, mais alto, silencioso
A audição é um dos órgãos sensoriais mais importantes e sensíveis. Está exposto a uma grande variedade de poluição sonora numa base diária. A perda auditiva causada pelo ruído devido à sua exposição constante é uma das doenças profissionais mais frequentemente. Normalmente desenvolve-se de forma gradual e indolor, razão pela qual é reconhecida demasiado tarde. Para prevenir a perda auditiva, é importante escolher a proteção auditiva correta, especialmente em ambientes de muito ruído. Deve ser adequado para as condições de trabalho e o nível de ruído.
O que é realmente o ruído?
O ruído é considerado qualquer som elevado não desejado e é uma perceção subjetiva. O ruído é criado por vibrações e propaga-se no ar como ondas sonoras. O nível de pressão sonora pode ser medido e é expresso em decibéis (dB). A partir de 80 dB, o empregador deve fornecer proteção auditiva adequada. A partir de 85 dB, o uso de proteção auditiva é obrigatório e as áreas de ruído devem ser marcadas.
Como posso encontrar a proteção auditiva adequada?
Dicas e truques
Usar correctamente os tampões auriculares
A proteção auditiva inserida incorretamente oferece apenas proteção parcial ou não oferece qualquer proteção. Consequentemente, siga sempre estes procedimentos ao inserir tampões auriculares.
Tampões de protecção auditiva descartáveis
Nota: Por favor, elimine o tampão auricular após cada utilização.
Tampões auriculares reutilizáveis ou lamelares
Nota: É possível o uso múltiplo de tampões auriculares lamelares. Para o fazer, tem de limpar os tampões com água e sabão suavemente e armazená-los na caixa.