Calçado profissional e de segurança
Pés protegidos no trabalho
Os sapatos de segurança devem ser confortáveis, resistentes à abrasão e duradouros. Devem também ser apropriados para as respetivas condições de trabalho. Trabalha ao ar livre ou dentro de casa? Qual é a avaliação de risco? Isto determina a classe mínima de proteção necessária para se usar no trabalho. A especificação básica em oficinas gerais é S1P. Nas oficinas de automóveis, por exemplo, é obrigatório o uso de calçado de segurança S3. Aqui encontrará informação mais detalhada sobre as diferentes classes de proteção.
Mais conforto e proteção com as tecnologias certas
AIR-FINITY SOLE: Adeus pés pesados
Uma tecnologia patenteada de sola que reduz até 55 % das cargas de choque e cerca de 30 % da pressão sobre a sola. Isto reduz a dor nos pés e protege as articulações. Além disso, esta sola oferece um isolamento térmico particularmente bom.
FLEXITEC: Máxima flexibilidade com conforto consistente
Uma tecnologia de sola adicional feita de aço para molas transversais reforçadas. A superfície de apoio plana dá ao pé uma superfície de apoio estável e assegura uma ótima transmissão e controlo de energia com a máxima flexibilidade. Esta tecnologia é utilizada exclusivamente em sapatos de segurança selecionados.
METALFREE: Mais leve, mais confortável e mais flexível
Os sapatos de segurança sem metal são sapatos de segurança que não contêm quaisquer peças metálicas. Os sapatos sem metal, termicamente não condutores, são indispensáveis como proteção dos pés para os funcionários dos aeroportos, por exemplo. Em áreas onde sapatos de segurança com tampas de aço ou solas de aço interferem com detetores de metal sensíveis nos portões de segurança, os sapatos sem metal permitem passar facilmente sem disparar um alarme. Além disso, são mais leves, mais confortáveis e mais flexíveis do que os sapatos com tampas de aço. Os sapatos de segurança sem metal são também produzidos sem ganchos de metal ou ilhós. Estes são substituídos por atacadores, etc.
Como encontrar o tamanho e largura corretos dos sapatos
Determinar o tamanho correto do sapato
Ao determinar o tamanho correto do sapato, aplica-se o seguinte: "Se o dedo servir, o sapato serve..."
Escolha o seu tamanho. Coloque-se no sapato sem atacador e posicione o seu dedo indicador no calcanhar do sapato (ver foto). Se ainda tiver espaço suficiente no sapato, amarre-o e dê alguns "passos de teste".
Determinar a largura correta do sapato
"A largura da mão é a largura do sapato..."
A largura de um sapato também faz uma grande diferença para o seu conforto. A largura das costas da mão pode (geralmente) ser utilizada para determinar se se tem um pé largo ou estreito. (Ver imagem).
A propósito: Os seus sapatos devem arejar durante pelo menos 24 horas após qualquer período de desgaste intensivo. Se possível, remover as palmilhas. Idealmente, compre dois pares de sapatos para que os possa trocar regularmente.