Condução em segurança, mesmo em estradas molhadas

Condução em segurança, mesmo em estradas molhadas

As frases “Se conduzir, não beba” e “Agarre a vida. Largue o telemóvel” são-lhe familiares?

É bem provável que sim, já que dizem respeito a motes marcantes de campanhas da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a entidade que mais se tem destacado nas últimas décadas no esforço de redução da sinistralidade nas estradas portuguesas.

As frases “Se conduzir, não beba” e “Agarre a vida. Largue o telemóvel” são-lhe familiares? É bem provável que sim, já que dizem respeito a motes marcantes de campanhas da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a entidade que mais se tem destacado nas últimas décadas no esforço de redução da sinistralidade nas estradas portuguesas.

Mas e se lhe disséssemos que, apesar das múltiplas campanhas de sensibilização, Portugal ainda ocupa uma posição preocupante entre os países europeus com mais acidentes de viação? E que, a somar à condução perigosa, a manutenção das viaturas constitui um dos principais fatores de risco para a segurança de quem conduz?

É precisamente nos meses de Inverno que os alertas de segurança ganham mais relevo, graças aos dias de luminosidade mais reduzida e às condições climatéricas adversas, como a chuva, que aumentam as condições de perigo para condutores e passageiros. Certificar que a viatura recebe uma manutenção regular e que é mantida em bom estado é meio caminho andado para prevenir grande parte dos riscos associados às estradas molhadas.

Para-brisas Faróis

Vidros limpos, estradas nítidas

No capítulo da visibilidade, um dos que mais depressa nos vem à mente quando pensamos em segurança na condução com mau tempo, a escova limpa para-brisas Flatblade Pro II pode ser considerada uma aliada essencial. Com quatro adaptadores incluídos, existe em 12 comprimentos diferentes e adapta-se a 12 braços de limpa-para-brisas planos, podendo ser usada para limpeza da água da chuva tanto à esquerda como à direita, graças ao seu formato simétrico, para uma cobertura elevada e máximo desempenho na estrada. De instalação fácil, com apenas um clique, é uma solução duradoura e resistente aos desafios do inverno, fruto da borracha sintética de alta qualidade, com revestimento de grafite.

A contribuir para uma limpeza completa dos vidros, o aditivo de limpeza para para-brisas configura um aditivo que, com a sua película lubrificante, remove insetos e outras sujidades, evita a formação de manchas, elimina os reflexos e assegura uma vista límpida, sempre que os vidros são borrifados. Delicado com a pintura e com a borracha, é facilmente introduzido em depósitos de todos os tamanhos, graças ao recipiente doseador pequeno.

Deslocações em segurança não dependem apenas da capacidade de vermos bem as estradas e o trânsito – sermos vistos pelos outros condutores é tão ou mais importante, especialmente em dias de chuva ou nevoeiro. Para esse efeito, uma verificação periódica das lâmpadas, tanto nos faróis principais como nos auxiliares, é altamente recomendável. A lâmpadas de halogéneo, disponível em 12 versões diferentes, dota os faróis de iluminação inteligente, ou seja, atua consoante a envolvente em que o veículo se move e permite um foco eficiente, mesmo debaixo de intempérie.

Teste óleo travões Conduzir com chuva

Travões: zelar para bem parar

Abordar o tema segurança em estradas molhadas pede, também, uma atenção especial ao sistema de travões, bem como a todas as ferramentas disponíveis para garantir uma boa lubrificação das transmissões. O aparelho de teste para óleo para travões permite, com fácil manuseio, uma determinação rápida da qualidade do óleo dos travões, podendo, em caso de necessidade de sangramento do óleo, ser conciliado com o kit de adaptador para sangrador de travões. Passível de ser usado em todas as viaturas, inclui um adaptador para ligar a viaturas americanas e asiáticas, como as das marcas Jeep, Dodge, Chrysler, Honda ou Nissan.

Ainda na dos travões, o spray protetor de travões HT é uma massa lubrificante específica para resistir a temperaturas elevadas, altas pressões e garantir uma separação anticorrosiva, que evita danos nos sensores dos sistemas de travagem - ABS, ASR e ESP. Trata-se de um produto que protege os discos de travão contra a corrosão e a ferrugem, com ação intensificada quando há humidade – o que acontece em dias de chuva. Já o produto de limpeza de travões plus, com fórmula sem acetona e evaporação rápida, funciona tanto na limpeza como na remoção de gordura durante a manutenção ou reparação das viaturas, não deixando quaisquer resíduos e garantindo a compatibilidade com tintas, plásticos, vedantes e borrachas.

Em complemento à verificação de travões e transmissões, surge a calibragem dos pneus. Nesse âmbito, o profissional pode socorrer-se do pesos de impacto em zinco para jantes de ferro, um peso universal com pintura eletrostática a pó cinza prateado, adequado para jantes de aço. Neste caso, recomenda-se precaução na instalação, uma vez que é preciso garantir a escolha do peso adequado ao formato da jante, tendo em vista um equilíbrio e segurança máximos.

Para ficar pronta, a verificação dos pneus só termina com a monitorização da pressão do ar e, nesse campo, o dispositivo de encher pneus Eurodainu permite uma leitura fácil e precisa. Homologado pelo Instituto da Qualidade e à prova de choques de borracha, este manómetro assegura segurança em duas frentes: a do profissional que o utiliza e a do condutor que usufrui do veículo.

A preocupação com a segurança deve ser uma constante, nomeadamente nos meses mais frios do ano e, em particular, nas situações de circulação com chuva. O papel dos profissionais é, aqui, duplamente importante, pois intervêm nas máquinas e contactam com as pessoas, pelo que uma sensibilização global para estes e outros tópicos de segurança deve ser sempre vista como valiosa.