Eficiência energética: dicas para poupar entre quatro paredes

Eficiência energética: dicas para poupar entre quatro paredes

Assinala-se hoje, 31 de outubro, o Dia Mundial da Poupança

Data instituída em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão, e que viria a ser celebrada pela primeira vez no ano seguinte, pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança.

Criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de poupar, a data é hoje o nosso ponto de partida para falar sobre eficiência energética entre quatro paredes – as de sua casa. O tema está na ordem do dia, seja por questões ambientais, como por motivos económicos. Aliás, sabia que o governo anunciou recentemente um programa do Fundo Ambiental para apoiar intervenções que visemmelhorar a eficiência energética de casas anteriores a 2006? Colocação de janelas mais eficientes, isolamento térmico com materiais reutilizados, sistemas de aquecimento/arrefecimento ambiente ou de águas quentes com fonte renovável, instalação de caldeiras elétricas ou de painéis fotovoltaicos são algumas das intervenções apoiadas pelo programa que arrancou a 7 de setembro.

Também já neste blog analisámos o estado da arte do setor da construção em matéria de sustentabilidade, mas hoje queremos ir ainda mais fundo e apresentar algumas dicas que garantem a otimização dos recursos, a eficiência energética da habitação e, consequentemente, contas mais simpáticas ao final do mês.

Purlogic Flex

1. Garantir o isolamento térmico conveniente dos edifícios

As janelas são um dos elementos mais vulneráveis dos edifícios no que diz respeito à eficiência energética. No inverno, as perdas de calor podem representar 30% das necessidades de aquecimento. Há quanto tempo não muda as suas janelas, portas ou estores? É verdade que têm um custo elevado, mas, além de mais conforto, as janelas eficientes contribuem para o aumento do isolamento térmico e acústico dos edifícios, permitindo poupanças consideráveis na fatura da eletricidade. A solução não passa apenas pela substituição destes equipamentos. Existem alternativas como a Espuma pistolável PURLOGIC Flex, uma espuma premium de poliuretano monocomponente, indicada para vedar, encher e isolar juntas de janelas, parapeitos, passagens de tubos, furos em alvenaria, cavidades e caixa de estores. Entre as principais características desta solução destacamos o isolamento sonoro, condutividade térmica, permeabilidade ao ar e ao vapor de água.

Outro ponto crítico para a eficiência energética de casas ou outros edifícios são as coberturas que, devido à sua localização, estão sujeitas a diversas ações ao longo do tempo como a radiação solar, a ação do vento da chuva que podem ser obstáculos adicionais para a poupança de quem lá vive. Uma vez mais, prevenir é o melhor remédio e é, por isso, fundamental que se encontrem devidamente impermeabilizadas e termicamente isoladas, evitando o sobreaquecimento no verão e as perdas térmicas no inverno.

Também nesta frente temos soluções para auxiliar os profissionais da construção a fazer escolhas mais conscientes e eficientes. A tela isotérmica Würth pode ser aplicada em coberturas, telhados, tetos falsos ou paredes duplas e combina e evita as três principais formas de transmissão de energia térmica através das suas características: coeficiente refletor superior a 95%, 0.035W/°Cm de coeficiente de condutibilidade e elevado poder de vedação. Feitas as contas o calor não entra, nem sai e, por isso, poupa na climatização dos espaços. Leve, flexível e fácil de aplicar, esta tela é também adequada para a para correção de pontes térmicas, isto é, envolvendo dois materiais diferentes. Outra opção é a tela de isolamento termorefletora TERMOPLUS, que, composta por espuma de polietileno com microbolhas de ar, evita a entrada do calor no verão e conserva o calor interior no inverno. Com uma excelente capacidade de adaptação a diferentes superfícies, a tela é também resistente ao fogo – classificação B1.

Isolamento térmico

Isoladas as janelas e o telhado – dedique também algum tempo às portas e ao piso - chegou a hora de falar das paredes, responsáveis pela perda de 30% a 40% do calor. Segundo os especialistas, o isolamento térmico de paredes simples pelo exterior evita as pontes térmicas, permite aproveitar a inércia térmica bastante necessária no verão para manter uma temperatura fresca no interior; já o isolamento térmico de paredes duplas aproveita apenas parte da inércia térmica das paredes, obriga à correção das pontes térmicas necessitando de uma maior área de isolamento, aumenta a espessura das paredes e o peso na estrutura e nas fundações, sendo por estas razões uma solução mais dispendiosa.

O ETICS – Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior – é uma das soluções mais eficientes para se obter fachadas com elevado desempenho energético, permite eliminar as pontes térmicas, reduzir o risco de condensações interiores e pode ser aplicado tanto em projetos de reabilitação como obras de raiz. Na Würth encontra todos os produtos necessários para a sua montagem numa categoria de produtos denominada por Sistema Wütherm: o primeiro passo é aplicar o Wütherm Primer, primário para revestimento ETICS, que apresenta uma excelente resistência à alcalinidade e aderência; e finalizar o processo com o Wütherm Final 1.0, para uma revestimento fino, ou o Wütherm Final 1.5, caso opte por um revestimento médio. Para aplicação de ambas as soluções As superfícies devem estar coesas, isentas de fissuras, poeiras ou gorduras.

Economizar água Luz solar Luz led

2. Detalhes para diminuir as contas da água e luz

Pode parecer uma ideia já vista e falada o suficiente, mas não é bem assim. Nunca é demais relembrar que pequenos gestos fazem toda a diferença na poupança de água e luz, o que, além de ser uma mais valia para as contas do mês, é uma responsabilidade perante a sustentabilidade do planeta.

Comecemos pela água: de acordo com os dados da Agência Portuguesa para o Ambiente, Em Portugal, cada pessoa gasta 187 litros de água por dia, sendo mesmo o segundo país da Europa que mais água gasta per capita. Garantir que as torneiras vedam, evitar descargas desnecessárias, reaproveitar a água da chuva para regar as plantas, são apenas algumas ideias muito simples para pôr em prática no dia-a-dia. Adicionalmente, sugerimos a aplicação de economizadores de água, que permitem poupar até 65% de água. No nosso site, encontra opções adaptáveis a roscas de misturadores de WC e de cozinhas (modelos M22 e M24), assim como de chuveiro.

Quanto à luz, o primeiro conselho é que deixe os raios solares entrarem em sua casa sempre que possível, uma vez que além de aquecerem o ambiente, transmitem uma sensação de conforto. Outra dica útil, amiga da poupança e do ambiente é a utilização de lâmpadas led, que são extremamente eficientes e podem representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes.