Este verão diga não à corrosão da pintura e ao sobreaquecimento do motor do carro

Este verão diga não à corrosão da pintura e ao sobreaquecimento do motor do carro

É certo que os carros estão preparados para resistir à corrosão provocada pela humidade marítima e dos raios ultra-violeta (UV).

No entanto, no verão, os passeios à beira-mar, juntamente com a exposição dos automóveis a temperaturas mais elevadas, formam um fator de risco adicional para o “bem-estar” dos mesmos, nomeadamente para a pintura e para o motor.

aqui falámos sobre algumas áreas do carro às quais deve ter atenção antes de ir de férias e, agora que chegámos ao mês mais quente do ano, estão reunidas as condições para seguirmos viagem e partilharmos algumas dicas de cuidados e produtos para proteger o carro, especialmente para quem vive perto do mar e não tem garagem.

Aperte o cinto e descubra os produtos que fazem milagres na pintura do automóvel, como dar uma nova vida aos faróis sem os substituir e as vantagens do anticongelante para o desempenho do motor.

Disco de limpeza Pano Perfection-Line Massa polimento

1) Pintura: a pele do carro também precisa de protetor solar

Proteger a pintura do carro no verão pode não ser uma tarefa fácil para quem não tem um lugar à sombra ou garagem. Os cuidados com o automóvel não se cingem a esta estação do ano, mas o verão é um ótimo pretexto para falarmos sobre os cuidados a ter para evitar danos colaterais na pintura do seu carro.

O primeiro passo é a descontaminar o exterior com um disco de limpeza que, de forma suave, remove os resíduos e sujidade mais difíceis das superfícies pintadas, produzindo um acabamento espelhado. Para uma limpeza profunda, este processo deve ser completado com o detergente multi-lavagem BMF, potente para dissolver a gordura entranhada, e uma última passagem com o pano de limpeza Perfection-Line que prepara as superfícies para os melhores resultados de polimento.

Depois de isolar a chapa do carro, está tudo pronto para o próximo passo – o polimento. Para retirar a camada envelhecida da tinta, sugerimos a massa de polir de desbate rápido P10 Plus, e para um acabamento de alto brilho, deve concluir o processo da pintura com massa de polir anti-holograma P30 Plus. Retire o rolo e as fitas de isolamento, lave novamente o veículo com o shampoo universal e pode seguir viagem.

Faróis

2) Faróis: os olhos do carro não querem ter a vista turva

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maioria dos faróis é feita de policarbonato, um tipo de plástico durável e resistente. Os “olhos” do carro são sensíveis aos raios UV, ao aquecimento e ao efeito de produtos de limpeza agressivos e, por isso, com a passagem do tempo, começam a ficar baços e amarelados.

A verdade é que evitar problemas de visibilidade não passa só pela substituição dos faróis e a Würth tem uma gama totalmente focada neste procedimento que permite ao seu mecânico polir os faróis do carro, de forma a recuperarem o aspeto transparente e brilhante. Compacta, ergonómica e silenciosa, a polidora excêntrica EPM 160-E é um acessório indispensável para este processo.

Vedante radiador

3) Motor: garantir que o cérebro do carro não “queima os fusíveis”

O sistema de refrigeração é essencial para manter o normal funcionamento do motor do carro. Para isso, é importante apostar num anticongelante, que, tal como o nome sugere, tem como função manter a temperatura ideal para que o veículo funcione sem problemas. Por norma, o líquido anticongelante deve ser mudado pelo menos de dois em dois anos, ou a cada 30.000 km, mas, de qualquer forma, sugerimos que siga sempre os conselhos do seu mecânico que conhece as especificidades do seu carro e respetivo motor como ninguém.

Este anticongelante, que cumpre todas as normas dos principais fabricantes do setor automóvel, apresenta diversas vantagens. Por exemplo: além de garantir que motor funciona à temperatura ideal, favorecendo um melhor desempenho, o anticongelante tem um ponto de ebulição superior à água e, por isso, mantém uma melhor performance durante mais tempo, mesmo quando o carro é exposto a um maior esforço.

Deixamos ainda o alerta de que usar um anticongelante não significa que o carro jamais sobreaquece. É importante estar sempre atento ao manómetro da temperatura do motor, e, se por ventura notar que a temperatura ultrapassa os 90º, deve dirigir-se a uma oficina. Nestas situações é possível que exista alguma falha no sistema de arrefecimento, por exemplo uma micro fuga que pode ser facilmente resolvida por um profissional, com recurso a um vedante para o radiador.

Com estes pequenos detalhes, vai poder deixar aproveitar o melhor do verão sem preocupações desnecessárias com o seu carro. Boa viagem!