O seu carro está preparado para as férias?

O seu carro está preparado para as férias?

As férias estão a bater à porta

Especialmente este ano, em que as recomendações apontam para descobrir o melhor de Portugal, o carro assume-se como o meio de transporte essencial para muitas famílias. Porque a segurança é sempre uma prioridade, reunimos quatro áreas às quais deve prestar especial atenção antes de iniciar a sua viagem de férias.

Pneus do carro: verificar a pressão do ar e qualidade dos mesmos

1. Pneus do carro: verificar a pressão do ar e qualidade dos mesmos

O bom estado dos pneus é essencial para uma viagem segura. Quanto menor a profundidade das ranhuras do pneu, menor a aderência do carro à estrada, por isso, estas nunca devem descer de uma profundidade mínima de 3mm. Além disso, a inspeção do carro antes de partir para férias deve também incluir uma avaliação da pressão, podendo ser verificada com um dispositivo de encher pneus, que deve ser revista com os pneus a frio. Esta é uma recomendação especialmente relevante no contexto atual, em que muitos automóveis estiveram parados por um período prolongado. Quando os pneus do carro ficam no mesmo piso e posição durante muito tempo, a parte que contacta com o solo pode ficar ou mais macia ou mais rígida que o restante pneu.

Outra questão a ter em conta são as especificações do fabricante, de forma a evitar que sejam ultrapassados os limites de carga ou de velocidade recomendados. Por isso, antes de iniciar a viagem, não se esqueça de passar pela sua oficina e seguir as recomendações dos profissionais.

Desinfeção e higienização do veículo Desinfeção e higienização do veículo 2 Desinfeção e higienização do veículo 3

2. Desinfeção e higienização do veículo

Nunca antes se falou tanto da importância da higienização dos mais variados espaços e a regra aplica-se também aos automóveis. Antes de seguir viagem, procure ajuda profissional para limpar os estofos com uma máquina de aspirar e secar e desinfetar as restantes superfícies do carro com o detergente multi-lavagem BMF, recomendado para dissolver a gordura acumulada, sem agredir os materiais do seu carro.

Para uma viagem confortável nos meses de verão, o ar condicionado é o companheiro de todas as horas. Além de ajudar a regular a temperatura do veículo, o ar condicionado ajuda a manter a qualidade do ar, mas, para tal, é necessário que esteja em perfeitas condições. O conjunto de limpeza de ar condicionado é indicado para remover os depósitos e contaminações do sistema, eliminar maus odores e manter a ventilação dentro do veículo. Além da higienização, é preciso fazer a troca dos filtros, de forma a evitar problemas respiratórios a longo prazo, sobretudo se realizar várias viagens.

Motor, óleo e travões do carro

3. Motor, óleo e travões do carro

Começando pelo motor do carro, é importante reforçar que, numa altura em que os carros estiveram parados durante um longo período de tempo, existe maior tendência para acumulação de resíduos no depósito de combustível. Para solucionar este problema, sugerimos aplicar, antes da viagem, um produto para melhoria do desempenho da gasolina ou do desempenho a gasóleo, que evita a acumulação de sedimentos na câmara de combustão e no sistema de injeção do carro.

Já o óleo do carro deve ser analisado a cada 1000km, com o motor frio, e nunca iniciar uma grande viagem com o carro "seco" ou com óleo deteriorado. Deve também ter atenção ao líquido refrigerante, essencial para manter uma temperatura estável. A falta deste elemento fulcral para a lubrificação, proteção e refrigeração do motor, pode levar o propulsor a sobreaquecer e à fricção entre as diferentes peças do motor.

Não se esqueça de fazer um teste ao óleo dos travões do carro para garantir que se encontra entre os níveis mínimo e máximo. Atenção também ao desgaste dos discos e pastilhas para não pôr em causa a eficácia das travagens.

Mais uma vez não se esqueça de fazer uma paragem num mecânico profissional que dispõe destes materiais para o ajudar a seguir viagem em segurança.

Bateria do carro carregada para não ficar pelo caminho na viagem

4. Bateria do carro carregada para não ficar pelo caminho na viagem

Fonte de energia para o veículo, a bateria é essencial para chegar a bom porto na sua viagem. A vida útil de uma bateria depende consideravelmente do uso e dos cuidados prestados, mas geralmente é aconselhável mudá-la de quatro em quatro anos. Caso alguma coisa corra mal durante a viagem, existem duas alternativas aos tradicionais cabos – um booster ultra de iões de lítio, que permite substituir momentaneamente a bateria e colocar o carro em andamento, ou o carregador de bateria para veículos ajustável a várias necessidades e ideal para o carregamento rápido de baterias totalmente descarregadas.

Mesmo com todas as verificações que pode fazer, os imprevistos podem acontecer e, por isso, o nosso conselho é que evite preocupações durante as férias: leve no carro algumas lâmpadas suplentes para viaturas, uma pequena embalagem de óleo, água e anticongelante. Garanta também que tem líquido de limpeza para para-brisas e que as escovas para limpa-para-brisas não precisam de ser substituídas.

Posto isto, boa viagem e boas férias!