Aproveitar o verão sem sair de casa: 3 dicas para preparar o jardim

Aproveitar o verão sem sair de casa: 3 dicas para preparar o jardim

Com a chegada do verão e do bom tempo, é altura de tirar partido do seu jardim

Quer estejamos a falar de um pequeno terraço ou de um quintal com piscina, os dias de sol são sinónimo de passar mais tempo fora de casa e queremos ajudá-lo a preparar um refúgio secreto, único e acolhedor.

Para garantir que o seu jardim se mantém bonito e seguro, é importante fazer uma manutenção adequada e garantir que todos os materiais, nomeadamente de madeira, estão protegidos do sol e das temperaturas mais elevadas nos meses de verão, mas também prepará-los para a chuva do inverno.

Madeira: a rainha dos pavimentos e mobiliário de jardim

Madeira: a rainha dos pavimentos e mobiliário de jardim

Originalmente associados a navios, com o passar dos anos os decks invadiram também os jardins para dar mais vida ao ambiente e trazer elementos da natureza, por exemplo, aos jardins interiores ou a pequenas varandas. Apesar de poderem ser compostos de vários materiais, como porcelanato, piso cimentício ou plástico, é a madeira, o material original deste tipo de pavimento, que continua a ser mais procurada para dar um ambiente acolhedor aos espaços.

Os decks de madeira são escolhidos, habitualmente, para jardins, mas também em varandas e terraços. A madeira utilizada é gordurosa e, por isso, precisa de manutenção no início e no final da época de verão. O óleo de teca é um aliado essencial para prevenir a degradação deste tipo de materiais, pois compensa a perda de óleo natural da madeira, prevenindo o seu envelhecimento. A aplicação do produto deverá ser feita, preferencialmente, ainda na primavera, ou, caso não seja possível, num dia de verão de menos calor, uma vez que as temperaturas elevadas e a exposição solar dificultam a absorção do produto. No final da época, deve lavar a madeira até que esta fique com um aspeto uniforme e voltar a aplicar o mesmo óleo sobre o pavimento.

Se tem mesas, cadeiras ou outros acessórios no jardim, deve ter em atenção o tipo de madeira e adequar os produtos utilizados na limpeza e manutenção destes elementos. Habitualmente, o mobiliário de jardim privilegia um tipo de madeira que não é tão gordurosa como o exemplo que referimos anteriormente e, por isso, também os materiais a utilizar são diferentes. No início da época, sugerimos a aplicação do protex fundo, que facilita a respiração da madeira, e do protex acabamento que previne a fissura da madeira, é altamente resistente aos agentes atmosféricos e facilita a manutenção posterior da madeira. Juntos, estes produtos atuam contra os raios ultra-violeta e permitem a movimentação da madeira sem que a mesma rache ou quebre. Caso sejam utilizadas madeiras com alto teor de tanino (por exemplo, o Carvalho) deve ainda ser aplicado o protex antitanino para evitar o aparecimento de manchas na madeira.

A boa notícia é que este procedimento só precisa de ser feito de 2 em 2 anos. Para uma limpeza mais regular da madeira existe o produto de limpeza de madeira, que, além de ser fácil de aplicar, perfuma os espaços com um aroma agradável e discreto, dando um toque extra de bem-estar ao seu jardim.

Para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a aplicar os produtos mais indicados a cada espaço ou peça, sugerimos que contacte um profissional.

Plantas no jardim: para quem a natureza nunca é demais

Plantas no jardim: para quem a natureza nunca é demais

No início de junho, arbustos e flores atingem o seu auge e animam os jardins com coloridos únicos. Durante o verão, as trepadeiras, glicínias e roseiras precisam de ser podadas para que as novas flores possam crescer na temporada seguinte. No final de julho e no mês de agosto, são atingidas as temperaturas mais elevadas em Portugal, pelo que é necessário ter especial cuidado relativamente à rega e ao excesso de calor.

Principalmente no jardim, as plantas devem ser regadas todos os dias, de preferência em horas de menor calor - de manhã cedo ou ao fim da tarde - de modo a evitar a evaporação da água. Nos dias de temperaturas mais elevadas, as plantas não deverão ser regadas uma, mas duas vezes por dia, especialmente se estiverem em vasos de barro. Em situações mais extremas, estas medidas podem não ser suficientes e para garantir que as plantas têm a água de que necessitam é aconselhável proteger os pés das plantas do excesso de calor. Para tal, podem ser usados materiais orgânicos para cobrir o solo – por exemplo, os resíduos resultantes das podas.

Acessórios: o toque final e pessoal da decoração no seu jardim

Acessórios: o toque final e pessoal da decoração no seu jardim

Estes jardins, considerados refúgios secretos, combinam a possibilidade de estar em contacto com a natureza com o cunho de privacidade inerente a estar em casa. Tal como qualquer outra divisão, devem refletir a personalidade de quem nela habita, de modo a proporcionar-lhe um sentimento de conforto e pertença. Mais simples e tradicionais, com cores mais vivas ou mobiliário arrojado, todos os jardins têm um objetivo comum: proporcionar momentos de convívio entre amigos e famílias. Para tornar o exterior confortável, não precisa de muitos elementos ou de móveis dispendiosos. Uma boa iluminação, assentos cómodos e vegetação são suficientes para usufruir do espaço do seu jardim.

Para espaços mais limitados, aconselhamos a utilização de materiais dobráveis como pode encontrar nos bancos, cadeiras e mesas, mesmo de madeira, a fim de rentabilizar o espaço e facilitar a sua arrumação. Nestes casos, os jardins verticais são uma opção a considerar: utilize paletes (sendo que em caso de necessidade tem colas para madeira para ajudar na montagem), vidros ou vasos home made que possam ser pendurados na parede. Para espaços maiores as opções são mais abrangentes, mas sugerimos igualmente que qualquer peça não limite a circulação e o espaço e seja prática de armazenar. As áreas de relaxamento são um exercício para a imaginação: espreguiçadeiras com almofadas coloridas, conjuntos de mobiliário, sofás para jardim, baloiços e camas de rede são apenas algumas das opções.

Independentemente da dimensão do espaço, existem possibilidades infinitas para fazer do jardim uma extensão da sua casa. Em qualquer um dos cenários, o importante mesmo é sentir-se confortável, escolher os materiais que mais gosta e adequar a manutenção às características de cada peça para garantir que o seu jardim se mantém bonito e seguro.