Würth Technical Software: O sistema para uma fixação profissional. Como utilizar?

Würth Technical Software: O sistema para uma fixação profissional. Como utilizar?

Würth Technical Software

Aprenda a usar o nosso sistema para uma fixação profissional.

O sistema Würth Technical Software foi especialmente desenvolvido para as necessidades de diretores de obras e projetistas. Fácil de utilizar e totalmente de acordo com as Normas Europeias EN 1992-4 / ETAG 001, possibilita a simulação de vários tipos de cenário para encontrar as melhores soluções de fixação.

Através dos cálculos feitos pelo software, são indicadas as melhores buchas para cada contexto real.

  • A gama de fixação fornece respostas especializadas no ramo dos materiais de ligação e ancoragem, como as buchas químicas e mecânicas;
  • Presentes na maior parte das estruturas, os produtos de fixação são hoje complementados por software que apoia os profissionais na simulação de cenários;
  • Os serviços de engenharia oferecem garantias adicionais de utilização adequada dos produtos de fixação em contexto de obra.
Buchas

Qualquer que seja a construção, os materiais de ligação e de fixação - como fixadores, rebites, buchas, anilhas, porcas, grampos, abraçadeiras e muito mais – são essenciais para o suporte e manutenção das estruturas e estão entre os mais usados pelos profissionais de engenharia, construção civil e instalação. Uma das preocupações atuais é conseguir dar resposta no ramo da fixação a casos extremos, como a atividade sísmica e situações de fogo. Esta procura por uma fixação mais segura e no conhecimento dos materiais utilizados, é também o novo foco do público em todos os edifícios existentes.

Neste sentido, a evolução da tecnologia também se faz sentir nos setores da construção, em busca de respostas cada vez mais sofisticadas para necessidades, também elas, mais exigentes. Na área da fixação, os avanços em software para um dimensionamento de buchas em betão – como o Würth Technical Software II – eliminaram os cálculos manuais ou as bases de Excel e tornaram o processo muito mais simples, intuitivo e seguro.

O que é o sistema Würth Technical Software?

O Würth Technical Software é um sistema desenvolvido para o cálculo de ancoragens. Um programa que permite encontrar as melhores soluções de fixação, de acordo com o ambiente em que a obra está a ser construída, as condições naturais com maior probabilidade de ocorrerem naquele determinado espaço e a carga que terá de suportar. Com base nestes elementos definidos pelo utilizador, o sistema permite, de forma gratuita, garantir cálculos complexos com exatidão e fiabilidade, onde são mais necessários, e apresentar a bucha mais indicada para aquela obra.

Funcionalidades

Quais as funcionalidades do Würth Technical Software?

Ao descarregar o software gratuitamente tem acesso às funcionalidades do sistema como:

  • 1- Definição de cargas;
  • 2- Possibilidade de colocação de cargas não simétricas e diferentes formas da chapa de fixação;
  • 3- Visualização rápida da melhor solução e modos de rutura;
  • 4- Possibilidade de calcular a espessura da chapa de fixação;
  • 5- Biblioteca com toda a documentação técnica e aprovações.

Quais são as principais vantagens do Würth Technical Software II e de que forma este software pode ser utilizado para beneficiar o seu trabalho?

Disponível na página dedicada, o software Würth Technical Software II apresenta várias características vantajosas para os profissionais com a responsabilidade de garantir uma ancoragem e fixação corretas. Mas como utilizar o sistema a seu favor?

O programa permite a seleção do sistema preferencial de ancoragem (do lado esquerdo do ecrã) e uma visualização em três dimensões da geometria da peça, assim como das cargas a que vai ser sujeita (ao centro do ecrã). Um resultado automático mostra imediatamente ao profissional (do lado direito to ecrã) se o dimensionamento das ancoragens funciona com os dados inseridos, sendo possível ajustar todas as instruções introduzidas.

Em funcionamento, este software rápido e fácil de usar sugere as soluções mais económicas com base na seleção da bucha mais adequada a cada caso, garantindo segurança ao profissional sobre a eficiência da solução encontrada. A visão da utilização da bucha a partir de barras verdes avisa o profissional se o cálculo foi bem-sucedido e se a solução mais económica não for a desejada, pode ser escolhida uma bucha alternativa manualmente, clicando na imagem do produto e na lista de opções existentes.

Outra função prática do Würth Technical Software II passa pela edição da própria geometria, com a introdução de pontos à placa de fixação, que simulam em tempo real a situação exata a que vai ser aplicada. Para responder a projetos com necessidades específicas, também o número, posição e configuração das buchas podem ser ajustados, o que garante soluções além das normas.

Adicionalmente, o programa abre o acesso a uma biblioteca de informação e documentação técnica das referências que podem ser usadas, bem como a uma função de impressão de relatório (nas versões detalhada ou compacta) que inclui o método de cálculo usado, etapas realizadas no programa e resultados obtidos. Tanto a profundidade dos furos como as medidas da placa de fixação estão incluídas no relatório para garantir a produção correta da placa de fixação e a instalação do sistema de ancoragem.

Conclusão

Nenhum sistema de fixação fica seguro sem a utilização das buchas mais adequadas, dependendo da profundidade necessária para garantir resistência e do tipo de material (tijolo, betão ou outro) em que vai ser aplicada.

O Würth Technical Software, ajuda-o enquanto profissional a dar uma resposta mais assertiva e fundamentada para a complexidade dos cálculos a desenvolver para cada fixação. Assenta os seus benefícios em 5 pontos principais, tornando-se num argumento de utilização prática: Sugestão automática do produto; Editor de geometria flexível; Introdução da resistência de compressão do betão; Seleção automática da principal condição de carga; e impressão detalhada sobre a avaliação feita.

Além do software, das buchas e de todos os restantes produtos disponíveis no catálogo de fixação – que completam uma oferta com mais de 19.500 referências -, a Würth disponibiliza ainda múltiplos serviços de engenharia, que apoiam os profissionais em tarefas como os de dimensionamento, cálculo, ensaio de tração e visitas de acompanhamento a projetos em obra ou no escritório, formação, dados técnicos e documentação.