Ar condicionado: Quais os tipos de máquinas de manutenção e como escolher?

Ar condicionado: Quais os tipos de máquinas de manutenção e como escolher?

AR CONDICIONADO

Fique a conhecer o serviço pós-venda completo que dá apoio aos profissionais em cada etapa da manutenção de arcondicionado - Manutenção, diagonóstico e reparação.

A manutenção do ar condicionado tem implicação direta na saúde do condutor e nos ocupantes dos veículos. Para garantir um funcionamento correto e de forma saudável, segura e responsável, a Würth oferece uma gama de equipamentos de ar condicionado (COOLIUS – WOW) e respetivos produtos para a manutenção total e eficiente dos seus veículos.

Atualmente já existe tecnologia que permite climatizar o ambiente interior do veículo a partir do ajuste à entrada da luz, tendo em conta a posição Solar e algumas preferências individuais do utilizador, sendo o resultado principal um aumento do conforto. Em paralelo, a dependência de gases refrigerantes – em certa medida contribuidores para o aquecimento global -, vai sendo minimizada, um avanço valorizado tanto pelos condutores, como pelos profissionais responsáveis pela manutenção dos sistemas de ar condicionado automóvel.

Para que todo este processo de funcionamento de ar condicionado nos veículos tenha um comportamento saudável, seguro e responsável com o meio ambiente e com os indivíduos, é essencial a correta manutenção e verificação por serviços especializados e máquinas de manutenção de Ar Condicionado que garantem este controlo – Serviço A/C WOW - Würth.

Em que consiste o serviço de A/C WOW - Würth?

Este é um serviço pós-venda completo que dá apoio aos profissionais em cada etapa da manutenção de Ar Condicionado – desde o serviço de manutenção, diagnóstico e sua reparação. A WOW - Würth disponibiliza máquinas de Ar Condicionado essenciais à manutenção de A/C, para diferentes categorias de veículos e tem uma linha de apoio acessível aos profissionais.

Faz parte do serviço WOW! Würth Online World uma equipa técnica especializada capaz de o apoiar enquanto profissional da área, no que respeita ao aconselhamento, demonstração, reparação, manutenção, e em alguns casos desenvolvimento de uma formação técnica e especializada.

wow

Tipos de máquinas de manutenção de Ar Condicionado

A manutenção do ar condicionado tem implicação direta na saúde, qualquer que seja a categoria do veículo. É importante ter os melhores equipamentos e máquinas na sua oficina para garantir a correta manutenção de ar condicionado em todos os veículos, e oferecer não só um serviço eficaz aos seus clientes como especializado.

Quer trabalhe com veículos ligeiros, pesados, comerciais, máquinas industriais ou agrícolas, as variedades de máquinas de manutenção de ar condicionado disponíveis permitem trabalhar com a máxima eficácia.

COOLIUS A10

Uma unidade de carregamento de ar condicionado portátil e fácil de utilizar em unidades de R134a (líquido de arrefecimento). Construída com um grupo de balanças mais eficiente e com tranca exterior de fácil acesso, permite uma medição mais precisa e rápida.

A máquina de manutenção Coolius A10 tem capacidade para cerca de 100-150 serviços de manutenção de A/C com um filtro de filtragem dupla, que consegue alcançar uma vida útil de 3000 minutos.

COOLIUS A47

Este equipamento é de utilização intuitiva, e apesar de estar preparado para um serviço A/C totalmente automático com o refrigerante R134a de acordo com o modelo anterior, encontra-se também preparado com um teste de Fugas interno por Azoto.

O menu de navegação com joystick permite ao profissional introduzir rapidamente na máquina os dados do cliente e veículo, e posteriormente, de forma automática, gerar o relatório de manutenção. Com o modelo Coolius A47 e o filtro de dupla filtragem é possível realizar também cerca de 100 a 150 manutenções de Ar Condicionado.

COOLIUS Y10

Uma máquina de manutenção de A/C para um serviço automático com o refrigerante R1234yf. O modelo Coolius Y10 tem uma construção inovadora de balanças com uma tranca de transporte exterior para uma mobilidade mais segura, que pode ser manuseado manualmente e sem ferramentas. Este sistema reduz os choques que podem danificar as balanças.

Esta máquina funciona igualmente com a mesma eficácia com um transformador de tensão, o que a torna mais móvel para uma utilização em qualquer trabalho e lugar. Este modelo tem integrado o chamado sistema híbrido que consiste na lavagem interna inteligente do circuito da máquina, o que torna a mudança de óleo PAG para o óleo POE mais rápida e eficiente.

COOLIUS Y42

Uma máquina de carregamento com características iguais ao modelo anterior, mas com configurações que otimizam o seu desempenho. Mais robusta, e com uma maior capacidade de sucção (500g/min), pode ser utilizada na manutenção de Ar Condicionado em veículos ligeiros, pesados, comerciais, máquinas Industriais e agrícolas.

Qual a máquina de manutenção indicada para cada categoria de veículo?

Para veículos com o GÁS R134A carregado em veículos Homologados até 2015, os modelos de máquinas de manutenção Coolius A10 e Coolius A47 apresentam-se como os mais indicados.

Portátil e fácil de usar (graças ao expositor LCD de 4 linhas), a máquina de manutenção Coolius A10 tem uma capacidade de 11kg de volume de refrigerante e uma precisão de enchimento de sensivelmente 15g. Possui uma bomba de vácuo de 100 l/min e uma capacidade de sucção de 300 g/min.

Com esta máquina, o profissional pode diretamente introduzir os dados do cliente, por via do sistema joystick, o que facilita a exportação e envio do relatório de serviço. A eficiência das balanças neste modelo de máquina é bastante notória, com uma medição mais precisa e rápida.

O modelo Coolius A47 utiliza o mesmo tipo de gás que a máquina anterior, mas é mais robusta. Dispositivo com cerca de 91kgs de peso, capacita até 20kg de refrigerante e tem uma capacidade de sucção de 500g/min. Trabalha com uma pressão máxima de 20 bar e complementa a gama profissional Coolius de máquinas de manutenção de ar condicionado com eficiência e segurança.

Uma característica inovadora que torna estas máquinas as maiores aliadas do profissional na manutenção de ar condicionado é o novo sistema de filtragem de longa duração – uma contagem mais eficiente do tempo de vácuo que reduz em 30% as suas manutenções. O filtro de qualidade consegue entre 100 – 150 serviços AC e tem uma vida útil de cerca de 3000 minutos.

Para veículos homologados de 2015 em diante, as referências mais indicadas são as máquinas Coolius Y10 e o Coolius Y42, que usam o gás R1234YF. Com um design sofisticado e totalmente automáticas, estes sistemas permitem a avaliação do consumo total de refrigerante e a exportação de dados para Excel, através de uma interface USB, para documentação dos serviços realizados durante a manutenção. Garantem ainda um nível elevado de redução de impacto, podem ser operados com um transformador de tensão, e permitem criar uma palavra-chave para evitar o acesso de pessoas externas às máquinas. Todas as unidades da série Coolius são adequadas para serviços de manutenção de ar condicionado em veículos elétricos e híbridos ou que tenham compressores elétricos (Compressores Híbridos) que compõem a mobilidade de nova geração.

Conclusão

A evolução progressiva dos sistemas automóveis fez com que, hoje em dia, todos os veículos sejam desenvolvidos com base na gestão eletrónica e nas programações das marcas. Ao incorporarem um conjunto de sensores (como os de temperatura, pressão, rotação, entre outros), os veículos têm nas suas Unidades de Comando, o cérebro desta gestão e a garantia da informação necessária para o seu funcionamento.

A par das máquinas de manutenção de ar condicionado, a WOW - Würth garante a todos os profissionais uma linha de apoio ao cliente nacional e própria, útil e especializada na vertente de diagnóstico e apoio mecatrónico.

Os especialistas do serviço WOW trabalham com foco em toda a componente eletrónica do veículo e distinguem-se no mercado pelo suporte constante que disponibilizam em Português. Cada vez mais os veículos são “computadores sobre rodas”, a WOW - Würth garante aos profissionais todas as condições e ferramentas para um trabalho de excelência, com garantia.