Por uma indústria alimentar com segurança máxima e desperdício zero

Por uma indústria alimentar com segurança máxima e desperdício zero

Por uma indústria alimentar com segurança máxima e desperdício zero

O aumento rápido da população mundial traz consigo questões sérias em termos de distribuição e segurança alimentar.

• O aumento rápido da população mundial traz consigo questões sérias em termos de distribuição e segurança alimentar;

• Apesar de uma percentagem grande dos alimentos produzidos ser desaproveitada, existem soluções para a indústria alimentícia trabalhar melhor, sem contaminar ou desperdiçar;

• A certificação NSF é uma garantia para todos os equipamentos e produtos em contacto com alimentos.

Um dos maiores desafios que se colocam à Humanidade relaciona-se com a necessidade de garantir alimentos para uma população mundial crescente. Atualmente situada nos 7,9 mil milhões de seres humanos, dados da ONU preveem que, até 2050, a população global possa chegar aos 10 mil milhões de pessoas, números que trazem consigo perguntas substantivas sobre como assegurar uma alimentação segura e suficiente para todos.

A problemática não é nova: em pleno século XXI, mais de 820 milhões de pessoas não têm os alimentos de que necessitam, ao mesmo tempo que um terço da comida produzida anualmente é perdida ou desperdiçada, uma das contradições mais preocupantes da vida moderna. Aumentar a oferta de alimentos não se apresenta como uma solução viável e o cenário de emergência climática ameaça ainda mais a agricultura sustentável – e com ela, a segurança alimentar e a erradicação da fome, um dos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável.

NSF

Um dos setores que mais pode contribuir para o combate ao desperdício é a indústria alimentar, que através da certificação NSF - National Sanitation Foundation, garante a fornecedores, órgãos reguladores e consumidores que o processo de fabricação de um produto está em conformidade com os padrões específicos de segurança, qualidade, sustentabilidade e segurança.

Atividades diárias como o manuseio e preparação de refeições, o processamento de alimentos e até mesmo o embalamento de produtos alimentares envolve o uso de equipamentos e máquinas, com partes móveis lubrificadas, que entram em contacto direto com os alimentos. Todas elas constituem tarefas comuns a setores tão variados quanto o agrícola, o hoteleiro e o da restauração, pelo que representam riscos de contaminação cruzada que devem ser reduzidos e controlados, de forma a contribuírem para uma indústria mais segura e geradora de menos desperdício.

Máquina Alimentar

Máquinas em conformidade, alimentos seguros

Uma abordagem possível para a redução de riscos de segurança alimentar é a utilização de compostos não-alimentícios registados, como óleos, lubrificantes e massas, dentro e ao redor das áreas de processamento dos alimentos. Uma vez que têm o potencial de contaminar os alimentos, é fundamental que estas substâncias cumpram padrões de qualidade e segurança exigentes.

Na nossa gama de massas lubrificantes temos o óleo lubrificante HHS 6000 Plus, trata-se de um lubrificante sintético universal, de alto desempenho, em formato spray. Pouco viscoso e com boa capacidade de reduzir fricções, mesmo em velocidades extremas, este lubrificante duradouro atua profundamente e protege as superfícies contra desgaste e corrosão. No capítulo da maquinaria industrial de confeção e processamento de alimentos, este é, sem dúvida, um bom aliado.

Se falarmos de bancadas ou chaminés de inox, muito comuns em áreas de preparação de alimentos, o spray de conservação para aço inox é uma solução indispensável. Inserindo-se na nossa linha de produtos de limpeza e manutenção de metal, este spray para inox é uma emulsão de limpeza nutritiva e cremosa que remove, de forma eficaz, a sujidade das superfícies metálicas, assim como as marcas de limpeza e impressões de dedos gordurosos.

Para lubrificar todas as peças móveis de máquinas, nomeadamente nos setores do plástico, impressão e papel, recomenda-se a opção presente na categoria de materiais de limpeza e manutenção, o silicone em spray líquido que funciona como agente antifricção e como desmoldante de alta qualidade, sendo fisiologicamente seguro.

Outra das estratégias de mitigação de riscos recomendada na indústria alimentar é a aplicação diária de produtos de limpeza e desinfeção. As toalhitas de desinfeção inseridas na nossa gama de panos de limpeza, conferem uma limpeza profunda e rápida à maioria das superfícies, sem necessidade de água, sabão ou escova. No caso de se tratarem de superfícies em aço inox, a limpeza e desinfeção deve ser garantida com toalhetes de limpeza específicos para aço inox uma vez que prolongam a vida útil das superfícies e preservam o seu brilho característico.

Manutenção à prova da indústria

Uma alternativa mais espessa e durável aos óleos lubrificantes é a oferecida pelas massas. Neste âmbito, a massa lubrificante alimentar W-A 278, própria para utilização na indústria alimentar, oferece poder lubrificador em locais onde a limpeza é particularmente importante, como sejam áreas de manuseamento ou armazenamento de alimentos.

Também os silicones e colas que contactam com produtos alimentícios têm de estar adaptados a um consumo sem perigo. A super cola rápida Klebfix inserida na gama de cola rápida serve para colar peças de metal, plástico e borracha entre si numa questão de segundos. A embalagem com sistema de fecho patenteado DOS permite um manuseamento fácil (até com uma só mão) e uma ponta de segurança com doseador preciso, que facilita uma aplicação limpa e a eliminação de desperdícios de produto.

Os frenadores para roscas são utilizados para proteger, fixar e vedar parafusos, cavilhas, porcas, bujões, entre outras peças, evitando a fuga de líquidos e meios gasosos de roscas e tubagens. Vedantes como este frenador forte all in one são imprescindíveis para os profissionais que procuram uma ação tripla: este frenador cura, cola e veda.

E porque todos os equipamentos em contacto com líquidos estão sujeitos à ação da ferrugem e devem ser protegidos contra a corrosão, o removedor de ferrugem spray Rost-Off Special funciona com desempenho elevado, sem atacar borrachas nem plásticos. Ao soltar parafusos e ligações roscadas oxidadas em máquinas, conjuntos e dispositivos que contactam com comida, este spray para tirar ferrugem facilita a manutenção adequada dos equipamentos que permitem o funcionamento de uma das maiores indústrias mundiais – a alimentar.