A lavagem exterior como condição da (boa) manutenção automóvel

A lavagem exterior como condição da (boa) manutenção automóvel

A lavagem exterior como condição da (boa) manutenção automóvel

A lavagem automóvel é uma das formas do profissional garantir a limpeza e durabilidade dos materiais.

  • São vários e persistentes os elementos que condicionam a limpeza exterior dos veículos;
  • A lavagem automóvel é uma das formas do profissional garantir a limpeza e durabilidade dos materiais;
  • Uma lavagem auto feita em várias fases, com produtos de limpeza auto específicos, é meio caminho andado para mais rapidez e eficiência na manutenção automóvel.

Com efeitos bastante percetíveis na subida das temperaturas, no aumento de eventos como vagas de calor extremo e inundações, na subida do nível médio do mar e na perda de biodiversidade, as alterações climáticas são também responsáveis por fenómenos pontuais, como a deslocação de grandes nuvens de poeira do deserto através de oceanos e continentes.

Causadas pela intrusão de massas de ar que transportam poeiras em suspensão, e intensificadas por períodos prolongados de seca, quando verificadas a baixa altitude, as nuvens de poeira reduzem a visibilidade, diminuem a qualidade do ar e apresentam um perigo potencial para a saúde.

Ao transformarem a cor do céu e serem frequentemente acompanhadas por chuva, as poeiras acabam por assentar ao nível da superfície e deixam a sua marca bem visível. Não é, por isso, de estranhar o aumento da procura de soluções de lavagens auto que se verifica nos dias seguintes ao fenómeno, graças aos muitos veículos afetados.

Se a fenómenos destes somarmos a chegada do período de férias, altura em que os carros ficam mais expostos a temperaturas quentes, ao salitre do mar e à areia da praia, está criada a oportunidade perfeita para se tirar partido de uma gama muito abrangente, com mais de 150 produtos, que permitem ao profissional proteger o exterior e manter o interior limpo.

A importância da pré-lavagem auto

Seja nas oficinas, em serviços de apoio, ou em espaços de manutenção automóvel, nenhuma rotina de lavagem auto fica completa sem uma preparação adequada. A pré-lavagem auto é a etapa que amolece a sujidade provocada por lamas, alcatrão, óleos e até insetos que, uma vez agarrados, vão cobrindo e comprometendo o brilho do verniz da pintura, vidros, capotas, etc.

Nesta fase, o champô auto wash colorido é um aliado a ter em conta. Trata-se de um produto em espuma densa colorida, aplicada com nebulizador, que gera um efeito singular, permitindo verificar todas as superfícies pulverizadas, garantindo que nenhuma parte fica por lavar. Para as superfícies mais afetadas pela contaminação de insetos, como vidros, cromados, borrachas e plásticos, a fórmula ativa de ação profunda do removedor de insetos responde até a contaminação mais seca e persistente, sem causar danos. No caso do alcatrão, óleo, salpicos dos primários aplicados nos tapetes de estrada e outras sujidades de dificil remoção, até nos cromados, o removedor de alcatrão funciona como um solvente forte em formato emulsionante, fazendo uma desintegração da sujidade, facilmente.

Feita a preparação, a lavagem automóvel propriamente dita torna-se mais fácil e também neste capítulo a gama de referências oferece um apoio em toda a linha aos profissionais.

No caso da opção por uma limpeza automática, o champô concentrado de limpeza para túneis de lavagem usa agentes tensioativos numa fórmula de PH neutro que separam as partículas de sujidade e permitem que as escovas deslizem melhor. A cera automóvel de lavagem auto-secante, um agente líquido de concentração elevada com grande capacidade de diluição, funciona tanto como secante, como abrilhantador instantâneo, de longa duração.

Champô auto wash colorido

No passo a passo da lavagem auto, segue-se a decisão sobre que referências aplicar numa limpeza manual ou feita à pistola. Como o próprio nome indica, o champô auto universal funciona sem necessidade de esfregar, tanto em poder de lavagem, como efeito abrilhantador e anti-depositante de sujidade. Com um nível de biodegradabilidade superior a 90%, é um produto que não agride o ambiente, mas super-ativo em resultado. Os champôs 2 em 1, 3 em 1 e o champô ativo são outras das opções disponíveis, que combinam em fórmulas únicas as garantias de limpeza da sujidade de forma delicada e eficaz.

Lavagem automóvel de zonas específicas

Nem só da chapa/pintura exterior se faz a lavagem automóvel. Jantes, pneus e chassis são zonas tanto ou mais afetadas pelos depósitos de sujidade, requerendo respostas específicas que apoiem o seu bom funcionamento e durabilidade, sem afectar a originalidade da viatura.

No que diz respeito à limpeza das jantes, a escolha pode recair para um produto de base aquosa (no caso de jantes de aço e liga leve) ou de base ácida (para jantes de alumínio). Em ambos os casos, a remoção até mesmo dos resíduos mais difíceis de pó dos travões, assim como de salpicos de alcatrão, é garantida. Em complemento, o RIM Cleaner, com mudança de cor do produto à medida que a limpeza acontece, forma uma película protetora na jante, que reduz a aderência da fuligem dos travões.

No capítulo dos pneus, a espuma para pneus limpa, cuida e protege, através de uma aplicação simples, que repele tanto o pó como a sujidade, e garante um brilho mate acetinado. O abrilhantador de pneus confere um brilho apelativo, como novo, sem deixar manchas na borracha.

Paralelamente aos veículos ligeiros, também os camiões, maquinaria de construção, viaturas comerciais e autocarros devem merecer uma manutenção regular, que inclua uma lavagem da sujidade mais difícil e persistente. O cargo forte é um produto alcalino para lavagem de chassis, lonas, etc., com propriedades biodegradáveis. Já o champô de lavagem bi-componente é considerado um super-produto, indicado para a limpeza de estruturas, chassis e as sujidades mais severas. Adicionalmente, o detergente universal limpa motores, de base aquosa, conjuga um poder de limpeza e de desengorduramento elevado, adequado tanto para utilização manual, como para máquinas de limpeza.

Limpeza jantes