Voltar às origens: quando o alto brilho oferece um novo ponto de vista da realidade

Voltar às origens: quando o alto brilho oferece um novo ponto de vista da realidade

Com a pandemia e o isolamento social,

muitos foram aqueles que aproveitaram para refletir e navegar em busca de ideias para transformar o lar num espaço de verdadeiro conforto, bem-estar, satisfação e paz interior.

Observados de forma mais crítica e exigente por quem os habita, os ambientes mudaram para responder a novas necessidades e, com isso, surgiram tendências que prometem estender-se para lá do COVID-19.

A procura de um equilíbrio saudável entre as zonas sociais e as zonas de estudo e trabalho em casa tem sido uma das inclinações mais evidentes, a partir do momento em que grande parte das empresas adotou o teletrabalho, as escolas fecharam os portões, e os espaços onde tradicionalmente se passava mais tempo ficaram vazios.

Se na ficção científica os eventos que deixam o planeta Terra “vazio” – ou com apenas meia dúzia de resistentes – parecem reduzir a zero as tarefas normais do dia-a-dia (como comer, dormir ou limpar), em pandemia percebemos que a vida pode continuar mais ou menos como antes e que há aspetos que podemos melhorar para tornar as rotinas mais leves e fáceis.

A importância dos acabamentos

Uma das formas mais fáceis de se transformar a estética e a utilização de um espaço envolve olhar para os acabamentos. Muitas vezes desconsiderada quando comparada com outras fases de uma construção ou remodelação, a escolha dos acabamentos influencia fortemente a harmonia de um projeto e a própria rotina dos utilizadores do espaço.

Revestimentos, pinturas, papéis de parede, gessos, adesivos, metais, vinis – haja ideias pois soluções não faltam. Ideal para deixar transparecer o cunho mais individual de cada um, a fase dos acabamentos consolida e reveste qualquer projeto.

Divisões elegantes, mas pouco funcionais deixam a desejar, assim como atmosferas práticas mas sem personalidade parecem deixar algo por dizer – e é precisamente aí que os acabamentos fazem a diferença. Soluções de acabamento de boa qualidade garantem sofisticação, funcionalidade e durabilidade, sendo também um aspeto que influencia fortemente a valorização dos espaços.

Dentro dos acabamentos, uma das tendências que mais está a voltar é o alto brilho. Perfeito para transmitir uma sensação de qualidade e limpeza, o alto brilho é dos acabamentos mais comuns nos designs de inspiração moderna e sinónimo de mobiliário atual e requintado. Conseguido através de um processo de pintura contínuo e bastante técnico, o alto brilho garante resultados que se destacam e ficam na memória.

alto brilho

Alto brilho: móveis que não passam despercebidos

Se na maior parte dos setores as preferências seguem a curva da moda, na construção não é diferente. Exemplos acabados de algum revivalismo, as superfícies de alto brilho têm reconquistado muitos adeptos na indústria do mobiliário, designadamente para acabamento de cozinhas, embora também seja encontrado em móveis de quarto, sala e casa de banho.

A evolução progressiva dos materiais e técnicas permite que o alto brilho seja hoje alcançado sem necessidade de processos muito complexos. Contudo, se realizado em oficinas menos equipadas, requer cuidados extra para evitar a formação de hologramas, bolhas e irregularidades causadas pelo pó, comum nas oficinas de trabalho com madeira. Uma preparação cuidadosa da superfície, um ambiente limpo e uma aplicação das camadas segundo as instruções do fabricante são receita para atingir um resultado ótimo.

polir polir polidora limpeza

Tão importantes quanto as massa de polir, nas variantes P10, P20 e P30, consoante o nível de abrasão pretendido, são as boinas a aplicar nas máquinas de polir. As boinas são acessórios esponjosos que absorvem as massas de polir e ajudam a remover imperfeições das superfícies, através dos grãos de polimento.

No caso de uma massa de polir rápida, como a P10, usada em riscos profundos, recomendam-se boinas de polir verdes, extremamente produtivas, para um máximo poder de corte. Em riscos moderados e leves e para uma remoção fácil de marcas, as boinas de polir azuis, de dureza média, associadas à massa P20, cumprem o objetivo pretendido. Já para remover sombras e hologramas em pinturas escuras, para um acabamento de alto brilho perfeito, a massa P30 e as boinas de polir cor de laranja fazem o trabalho. Dica: para um resultado ainda mais perfeito e duradouro, deve ser utilizado o produto de selagem, em combinação com boinas de polir pretas, extra macias.

No capítulo das máquinas de polir, a polidora EPM-160E responde às exigências de qualquer profissional que aplique a técnica de alto brilho. De estrutura compacta para um manuseamento fácil, com um movimento suave e baixa produção de ruído, é o equipamento certo para remover todas as imperfeições da pintura. Para o cliente final, tudo o que será preciso para manter o móvel limpo, higienizado e brilhante é passar um pano de limpeza, em microfibras que agarram o pó e deixam os seus móveis com um aspeto fantástico.