Nova linha de aditivos para carros a gasóleo e gasolina

Nova linha de aditivos para carros a gasóleo e gasolina

Criada para motores, dirigida ao consumidor

A nova linha de aditivos da Würth visa o consumidor final e complementa a oferta da marca para os motores dos veículos automóveis.

  • Portugal tem um dos parques automóveis mais envelhecidos da Europa
  • O prolongamento saudável da vida dos veículos tem por base a manutenção
  • Utilizar aditivos para gasóleo e aditivos para gasolina ajuda a prevenir o desgaste e optimizar a vida do motor
  • A nova linha de aditivos da Würth visa o consumidor final e complementa a oferta da marca para os motores dos veículos automóveis

Quando em junho deste ano a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) publicou o relatório de estatísticas do setor automóvel alusivo a 2020, tornou-se público que a idade média dos veículos ligeiros de passageiros é de 13,2 anos, um valor superior à média europeia e que se agravou face a 2019. Sendo que quase 23% – o equivalente a um em cada seis - dos cinco milhões e 300 mil veículos em circulação no país tem mais de 20 anos, a preocupação geral com a realidade de um parque automóvel envelhecido é real e justificada.

carro

A utilização alargada de veículos antigos acarreta, como é sabido, riscos elevados de sinistralidade rodoviária, sendo que não raras vezes um acidente entre um carro antigo e um carro mais recente resulta numa destruição maior para o carro novo. Isto deve-se ao facto da construção de hoje estar preparada para dissipar a energia de um embate, ao contrário de um carro mais antigo, que tende a absorver a energia e a resultar em problemas maiores para o condutor e ocupantes.

Um parque automóvel envelhecido também não representa boas notícias no plano de descarbonização previsto por Bruxelas até 2035. Apesar dos automóveis movidos a energias alternativas estar, progressivamente, a crescer, a pegada ambiental em Portugal agrava-se à medida que carros mais poluidores veem a sua utilização prolongada por várias décadas. Ainda segundo a ACAP, carros antigos emitem mais 30% de CO2 e fazem um consumo 25% maior do que os automóveis atuais, o que reforça a pressão sobre os incentivos à compra de viaturas mais recentes.

Para o mercado das oficinas automóveis, a manutenção e reparação de viaturas tende a ser vista como uma extensão dos cuidados que os próprios donos procuram para assegurarem uma vida útil, longa ao seu transporte. Neste capítulo, a utilização de aditivos para veículos a gasolina ou híbridos, aditivos para carros a gasóleo ou mesmo os aditivos para filtros de partículas são uma das formas mais simples de garantir motores a funcionarem com a precisão e fiabilidade de relógios suíços.

O papel dos aditivos gasóleo e gasolina na manutenção preventiva

Em termos genéricos, os aditivos gasóleo e aditivos gasolina são substâncias químicas adicionadas a óleos de base mineral e/ou sintética melhorando as suas características de lubrificação e protecção, à medida que a capacidade de lubrificação, no intervalo de mudança de óleo se vai esgotando, na generalidade dos casos, evitando o desgaste precoce e fim de vida anunciado de alguns motores.

Uma vez inserido no depósito de combustível, o aditivo elimina os depósitos existentes e evita a formação de espuma em todo o sistema de combustível, nas válvulas de injeção, nas válvulas de admissão, nas velas e na câmara de combustão, impedindo que volte a formar-se prematuramente, permitindo um melhor funcionamento, de menor desgaste, menos consumo e maior longevidade.

Particularmente eficientes na proteção contra a corrosão e limpeza dos resíduos reultantes da combustão. No caso do segmento antioxidante, os aditivos retardaram e anulam, muitas vezes estes processos de oxidação.

Porque motores limpos consomem menos combustível, reduzem a emissão de substâncias nocivas para o ambiente e melhoram o desempenho global do motor (nomeadamente a aceleração), os aditivos são, tanto para profissionais como para consumidores finais, um aliado fundamental da manutenção preventiva de veículos.

Três aditivos motor auto, uma linha de produtos

Atenta à evolução das necessidades no segmento auto, para servir mecânicos, oficinas de pneus, multimarca e estações de serviço, a Würth tem disponibilizado produtos de elevada concentração e qualidade, específicos para especialistas focados em áreas como a refrigeração, o filtro de partículas, a caixa de velocidades e o depósito de combustível.

Mas precisamente porque o parque automóvel nacional está envelhecido e a prevenção deve começar no próprio consumidor final, a marca alemã decidiu lançar uma linha de aditivos motor auto de qualidade premium, com odor menos intenso, em embalagens concentradas de 200ml, adequadas para 50/60 litros.

De utilização fácil e diferenciados por cores, os Aditivos Motor Guard Prevenção Gasolina/Híbridos (tampa verde), Motor Guard Prevenção Diesel (tampa preta) e Limpeza de Filtro de Partículas (tampa preta) foram concebidos em embalagens de formato cone, para uma introdução fácil no bocal do depósito de combustível, e com um sistema de tampa segura, que funciona como barreira para crianças.

No caso dos carros a gasolina ou híbridos, a aplicação do aditivo gasolina da nova linha Würth garante a limpeza e proteção de todo o sistema de admissão, sendo compatível com todos os tipos de gasolinas. Graças à tecnologia Keep Clean, o produto gera um efeito de dispersão, quando existe presença de contaminação por água.

O aditivo para carros a diesel, compatível com todos os tipos de diesel e biodiesel, aumenta o índice de cetano (para arranques a frio), melhora a capacidade de lubrificação, reduz a corrosão e a oxidação, com relevo no biodiesel contendo FAME, os ácidos derivados de óleos vegetais e gorduras animais que criam o biodiesel. Para resultados ideais, deve ser aplicado a cada 2 ou 3 mil kms.

Para completar a linha, a Würth criou ainda um aditivo para filtros de partículas, um aditivo para gasóleo (que inclui o biodiesel) formulado para neutralizar os problemas em torno da regeneração de filtros (FDP/DPF). Desadequado para motores diesel PSA equipados de série, como os usados pelas marcas Peugeot e Citroen (nas quais o depósito de aditivo para filtros de partículas são específicos), nos carros de outras fabricantes este aditivo é recomendado para rotas de curta distância, com muito “pára-arranca”, como as realizadas em ambiente urbano.