“Parceiros” profissionais para controlar as poeiras

“Parceiros” profissionais para controlar as poeiras

Responsáveis por grande parte dos sintomas incómodos associados às reações alérgicas e às questões respiratórias,

o pó e as poeiras alojam-se tanto nas superfícies e objetos, como em locais de mais difícil acesso, acumulando-se facilmente.

Sabia que, à semelhança do que sucede em casa, o ar da sua oficina ou espaço de trabalho pode conter 2 a 5 vezes mais agentes alergénicos e poluentes do que o ar do exterior?

Responsáveis por grande parte dos sintomas incómodos associados às reações alérgicas e às questões respiratórias, o pó e as poeiras alojam-se tanto nas superfícies e objetos, como em locais de mais difícil acesso, acumulando-se facilmente.

A fonte mais comum da poeira é a erosão natural do solo. Contudo, pólenes, organismos microscópicos, material vegetal, células mortas eliminadas pela pele e até pelos de animais também fazem parte da sujidade que paira e pousa no meio envolvente.

Variáveis em tamanho, as partículas de poeira podem ser visíveis ou invisíveis. Quanto menor a partícula, mais tempo permanece no ar e mais longe “viaja”. Já as grandes partículas de poeira caem do ar relativamente perto de onde foram geradas e formam camadas visíveis a olho nu.

tabela pó

Efeitos da exposição continuada

Embora no dia-a-dia não nos apercebamos, a inalação de poeiras faz com que se sobrecarreguem as mucosas respiratórias e, não raras vezes, os olhos - inclusivamente a pele. Tosse, espirros e irritação da vista são sintomas comuns de reação a poluentes atmosféricos, estando a sua persistência ligada tanto à quantidade de poeira presente no ar como ao tempo de exposição à mesma.

Poeiras finas têm uma maior capacidade de penetração no corpo e de absorção pela corrente sanguínea, fragilizando as defesas do organismo. Embora não esteja categoricamente confirmado, pensa-se que a exposição à poeira pode estar associada ao desenvolvimento de asma e que inalar concentrações elevadas de pó ao longo de anos tende a reduzir a função pulmonar e a contribuir para problemas de saúde graves.

Identificar as classes de pó e mitigar os riscos de exposição ao mesmo torna-se, assim, bastante importante, principalmente para os profissionais mais expostos ao problema, mas também progressivamente mais protegidos por regulamentações exigentes. Da análise aos tipos de pó resulta, assim, uma tabela técnica dividida em duas classes: L e M. A classe L diz respeito às chamadas poeiras domésticas e abarca todas as concentrações de poeira superiores 1mg/m3. Já a classe M inclui as concentrações de pó superiores a 0,1mg/m3, encontradas em espaços de trabalho onde, por exemplo, se transformam madeiras ou minérios.

MCubeI MCubeII

Aspirar sem limitações

No caso dos profissionais da construção civil, grande parte das ações diárias emite uma quantidade substancial de poeiras e resíduos. Estima-se que numa hora em trabalho de fresagem, por exemplo, um operário seja impactado com nada menos do que 17kg de poeiras, uma quantidade que aumenta exponencialmente os riscos se multiplicada por mais horas de trabalho e exposição. Felizmente existem soluções que ajudam a evitá-los.

No caso específico dos profissionais que, entre os seus desafios diários, gerem a limpeza de viaturas, o aspirador portátil multifunções AMTS 18 L Compact M-CUBE entra facilmente na lista de indispensáveis. Sem fios, para uma aspiração a seco com mobilidade ilimitada, este equipamento garante portabilidade e flexibilidade máximas. Ideal para locais de operação sem ligação direta a energia, o AMTS 18 L Compact M-CUBE resolve as situações em que o manuseio do cabo elétrico mais atrapalha, funcionando com uma bateria 18 V M-CUBE, que também pode ser aplicada a outras ferramentas elétricas da mesma série.

Com um design compacto e robusto, o AMTS 18 L Compact M-CUBE apresenta uma pega com dois apoios e fita adicional de suporte, para um transporte mais confortável ao ombro. A mangueira tem um comprimento de 2,5m e possibilita não só a função de aspiração, para remover o pó, como de soprador, para expelir as partículas das superfícies. O bocal longo, para estofos e fendas, facilita uma aspiração prática, até nos pontos mais difíceis, sendo que em termos de desempenho, permite dois modos de potência: máxima e eco, para maximizar a duração da bateria.

aspirador industrial ISS 40-M automático aspirador industrial ISS 40-M automático aspirador industrial ISS 30-L automático aspirador industrial ISS 30-L automático

Em alternativa ao equipamento com bateria, as opções de aspiração ligadas a um ponto de energia elétrica podem favorecer situações de maior sobrecarga de pó.

O aspirador industrial ISS 30-L automático e o aspirador industrial ISS 40-M automático, funcionais tanto com resíduos sólidos como líquidos, são soluções com excelentes capacidades de sucção e um depósito respetivo de 30 e 40 litros. Ambos com filtro PES integrado e um sistema de limpeza automática que impede a acumulação de poeiras no seu interior, estas opções garantem um desempenho de nível profissional contra o “inimigo silencioso”. Diferenciador é o facto de integrarem uma ficha para conexão de máquinas, que permite a ligação direta destes aspiradores a múltiplos equipamentos, como os usados por carpinteiros, eletricistas ou ladrilhadores, na transformação de madeiras duras, painéis, cerâmica, betão e tijolo.