A prioridade dos ambientes limpos e seguros

A prioridade dos ambientes limpos e seguros

Num ano de alterações profundas a tantos níveis,

Nem os hábitos de consumo, nem as rotinas do dia-a-dia escaparam “ilesos” aos impactos das mudanças vividas por tantos.

Com efeito, nunca como este ano houve tantas compras online, ou se valorizou tanto a proximidade do comércio local; as preocupações com a sustentabilidade e a redução do desperdício nunca estiveram tão presentes; o bem-estar e a saúde assumiram o papel fundamental que sempre lhes coube, mas que nunca como nesta geração foi desejado de forma tão simultânea, em todo o planeta.

Na base das transformações que vão ficar na memória coletiva do ano 2020, a limpeza e a desinfeção parecem ser das mais óbvias. Elevados a novos expoentes praticamente de um dia para o outro, os procedimentos de limpeza e desinfeção ficarão para a história como dois dos maiores argumentos usados na resposta à ameaça pandémica - se até aqui os próprios termos eram usados em contextos específicos ou de forma esporádica, hoje são uma segurança repetida vezes sem conta, nos mais diversos ambientes e circunstâncias.

Limpeza e desinfeção

A variedade imensa de produtos hoje colocada à nossa disposição – detergentes, branqueadores, desinfetantes, desengordurantes, abrilhantadores, nos formatos gel, pó, líquido, pastilha ou spray, para referir apenas alguns - facilita que tanto a limpeza como a desinfeção se tenham tornado lugares comuns, mas se pensarmos que, até à II Guerra Mundial, não faziam parte dos cabazes de compras das famílias, percebemos que a evolução foi rápida e significativa.

Embora o uso de sabão na higiene pessoal e na lavagem de roupas recue à época dos antigos egípcios (em combinações de óleos animais e vegetais, misturados com cinzas e sais alcalinos), o produto não teve um período áureo na era medieval (altura em que a rejeição dos hábitos de higiene contribuiu fortemente para a propagação de doenças), mas só caiu em desuso durante a Segunda Grande Guerra, com o advento da máquina de lavar-roupa moderna e o surgimento dos chamados detergentes.

Da fórmula mais tradicional aos químicos sintetizados atuais foi, como se costuma dizer, um salto e, hoje, é impossível não reparar na diversidade de produtos ao serviço da higiene e desinfeção de espaços, superfícies, objetos e pessoas.

Uma correta aplicação destes artigos é fundamental para se garantir a segurança de quem os utiliza e salvaguardar as propriedades do material no qual vão ser aplicados, razão pela qual é comum que, juntamente com a higiene e a desinfeção, nos deparemos com sugestões de equipamentos de apoio ao manuseio destes produtos.

Óculos Spica Luvas proteção químicos

Hipoclorito de sódio: já ouviu falar?

Domesticamente conhecido por lixívia, o hipoclorito de sódio é um branqueador potente que também funciona como desinfetante, pelo que convém ressalvar que se trata de um químico que liberta vapores potencialmente nocivos para a saúde. A lixívia é, aliás, a base para alguns dos produtos mais usados em procedimentos de higienização, com o inconveniente de ser corrosivo e tóxico para o meio ambiente.

Os produtos de desinfeção à base de lixívia, como o desinfetante Active Cloran, aplicados na sua forma pura ou diluída, devem ser manuseados com recurso a equipamentos de proteção dos olhos, resistentes a produtos químicos, de acordo com as normas em vigor. Os óculos de proteção Spica permitem toda a ergonomia e conforto, a partir do ajuste ao rosto e do apoio suave para o nariz, sendo que as lentes apresentam características anti-risco e um revestimento que evita o embaciamento.

Proteger bem as mãos deverá ser outra das prioridades na aplicação de desinfetantes à base de lixívia. A utilização de luvas de proteção contra químicos, como as de latex natural e cloropreno, são 100% à prova de líquidos (assim como resistentes a ácidos diluídos) e conferem uma excelente sensação ao toque, a partir do interior revestido com flocos de algodão.

Quando a aplicação do desinfetante com base de lixívia é necessária em locais sem ventilação, a proteção respiratória passa a ser uma necessidade, contra gases, vapores inorgânicos ou solventes. Para as situações mais exigentes, a máscara panorâmica VM 175 permite uma proteção total do rosto e dos olhos, podendo ser usada por qualquer setor da indústria. A meia-máscara VM 175 é uma opção particularmente requisitada por profissionais das indústrias de saneamento, reciclagem, oficinas automóveis e de processamento de químicos e tintas, uma vez que oferece uma proteção respiratória mais leve e flexível. Já o filtro combinado ABEK1HGP3 RD, compatível tanto com a máscara panorâmica como com a meia-máscara, prevê uma colocação fácil e uma proteção cómoda em intervenções que envolvam lixívia.

Biosan

Álcool, a alternativa não lixiviante

Para superfícies mais sensíveis, como é o caso de algumas pedras e tipos de plásticos, a desinfeção com referências à base de lixívia não é possível. Nestas situações, a alternativa reside nos produtos à base de álcool, considerados menos agressivos, agrotóxicos e mais sustentáveis.

Nesta categoria, o desinfetante de superfícies Biosan é uma resposta a contemplar. Uma solução hidroalcoólica de secagem e evaporação rápida, este desinfetante pode ser usado na limpeza e desinfeção de todo o tipo de superfícies, eliminando inclusivamente maus cheiros.

Os odores são, a par dos germes e das bactérias, um dos principais motivos para a utilização de detergentes e desinfetantes. Os âmbitos em que são diariamente aplicados incluem indústrias diversas, como a alimentar e a automóvel, razão pela qual têm soluções que lhes são específicas. São exemplos o produto de limpeza de desinfeção Ultrasan, cuja formulação e ingredientes ativos especiais são particularmente eficazes em superfícies como mesas de trabalho, frigoríficos, prateleiras de aço, cortadores e câmaras frias, podendo ser aplicados ou à mão ou com máquinas de limpeza a pressão.

Nem sempre nos lembramos, mas os veículos que utilizamos também são altamente propensos à acumulação de micro-organismos nocivos para a saúde. Na viatura, o kit de higienização auto permite a limpeza e higienização do sistema de ar condicionado e do habitáculo.

Prevenindo problemas respiratórios e alérgicos, a higienização regular do ar condicionado pode estender-se inclusivamente a casa, com o produto de limpeza AC Clean, que não necessita de meios mecânicos para ser aplicado e anula os efeitos de substâncias como a nicotina, o mofo e até poeiras. Com o produto higienizante AC Pure, poderão ser limpos tanto ares condicionados como outros sistemas de climatização sendo, neste caso, recomendada aplicação com recurso a pessoal especializado.