Limpeza de matas e terrenos

Limpeza de matas e terrenos

Limpeza de matas e terrenos: Guia de produtos essenciais

A limpeza de matas e terrenos rurais (florestais ou agrícolas) constitui uma obrigação que proprietários e produtores florestais devem cumprir anualmente.

A limpeza de matas e terrenos rurais (florestais ou agrícolas) constitui uma obrigação que proprietários e produtores florestais devem cumprir anualmente.

Em 2023, reforçamos a importância da segurança individual na utilização de máquinas e ferramentas especializadas para o efeito, de forma a evitar acidentes de trabalho no terreno e a prevenir a saúde de cada um. Todas as ações de intervenção na vegetação devem contemplar medidas de segurança e equipamentos adequados à realização das diferentes tarefas.

  • Obrigatória durante o período da Primavera, a limpeza de matas e terrenos prepara o país para os perigos do tempo mais quente;
  • As operações de limpeza envolvem recursos humanos com formação para o efeito, bem como equipamentos e ferramentas adequados;
  • Os essenciais para a limpeza de matas e terrenos conferem segurança, conforto e garantias de trabalhos de qualidade.

Limpar matas e terrenos anualmente, porquê?

Fazer uso de materiais apropriados para o trabalho de limpeza não significa, apenas, proteger o operador que o executa. A limpeza de matas circundantes e terrenos visa, aliás, um conjunto amplo de objetivos: a redução da vegetação mais inflamável, o controlo de arbustos, a limpeza de eventuais obstáculos aos acessos e, inclusivamente, a proteção de algumas espécies legalmente protegidas (como o sobreiro ou a azinheira, entre outras), que constituem árvores de interesse público e não podem ser cortadas sem autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

As condições meteorológicas, por força das alterações climáticas que se fazem sentir um pouco por todo o mundo, têm intensificado a necessidade de coordenação de esforços. Segundo o mais recente relatório da Comissão Europeia sobre Incêndios Florestais, três das piores épocas de incêndios registadas ocorreram nos últimos seis anos, razão pela qual é necessário saber gerir períodos de seca mais prolongados, verões cada vez mais exigentes e prevenir situações devastadoras, em muito dificultadas pela falta de limpeza das matas e terrenos rurais.

Embora o poder local e as autoridades competentes mantenham a vigilância sobre a proteção do território e a sensibilização da população, compete aos proprietários rurais garantir o cumprimento atempado da lei, reduzir comportamentos de risco e ajudar a mudar mentalidades. Nesse sentido, um dos primeiros passos é garantir que a limpeza de matas circundantes e terrenos é realizada – e de forma segura para todos.

Segurança reforçada: Acessórios de proteção essenciais

Proteção da face:

A atividade de limpeza de terrenos não é um trabalho leve. Além do esforço físico que exige ao operador, obriga à manipulação de equipamentos com regras de segurança específicas, razão pela qual um bom princípio passa por proteger o corpo de eventuais agressões. A começar pela cabeça, a viseira de proteção Proguard Basic reduz o risco de ferimentos no rosto e na testa, sendo leve, confortável e ajustável a cada utilizador, graças aos fechos que possui de ambos os lados. Produzida em policarbonato, confere uma resistência elevada contra impactos e partículas voadoras.

Em caso de dano ou quebra do visor, o utilizador não precisa de trocar a viseira – basta comprar um visor de substituição. Tanto num caso como no outro, são equipamentos que se destacam pelo cumprimento das normas EN 166/ANSI Z87.1/AS/NZS1337.1:2010.

Visor Proteção

A viseira de proteção plus é igualmente indicada para trabalhos com maquinaria e testada para uma proteção completa da face devido à sua geometria de construção.

Apesar da cobertura completa da face, garante um campo de visão desimpedido e é ideal para utilizadores de óculos de prescrição. É um produto totalmente livre de peças metálicas (100% dielétrica), ajustável para o melhor conforto de utilização e 100% proteção UV até 400 nm – adequado para trabalhos com exposição solar.

Visor Plus

Proteção dos seus ouvidos:

Manipular maquinaria pesada, como motosserras e roçadoras, implica a exposição do operador a níveis de ruído elevados. Sendo que o limiar saudável para esta exposição deverá ir até aos 80 dB, nos trabalhos de limpeza de matas e terrenos é imprescindível a utilização de protetores auriculares. No modelo X-300, os protetores auriculares com cordão apresentam-se como uma boa solução.

X300

Não obstruindo a viseira na cabeça graças à configuração ergonómica a usar debaixo do queixo, este equipamento protetor não obriga o utilizador a tirar as luvas para ser extraído, por exemplo, num momento de paragem ou pausa. À semelhança do que acontece com a viseira, também no caso dos protetores auriculares é possível adquirir separadamente as partes diretamente em contacto com os ouvidos – os tampões sobresselentes para os X-300. Com estes acessórios, o valor de atenuação do ruído é de 24 decibéis; o utilizador fica garantidamente confortável e em segurança quando o nível de ruído registado for até 104 decibéis (80dB + 24dB).

Proteção corporal:

Especialmente recomendada para profissionais como silvicultores e jardineiros, a roupa para trabalhos de limpeza em matas e terrenos possui características que garantem um efeito múltiplo: segurança, ventilação, conforto e adaptação a todos os tipos de clima. Neste âmbito, a gama de soluções Würth é extensa e passa por perneiras e jardineiras anticorte, assim como casacos de proteção e botas, como as Alaska S3. Em complemento ao vestuário, os equipamentos Würth MODYF garantem visibilidade diurna e noturna, por via de coletes, polos, jaquetas, parkas e impermeáveis com bandas refletoras.

Proteção Corporal

A juntar ao vestuário e ferramentas adequados, os responsáveis pelas operações de limpeza de matas e terrenos florestais ou agrícolas podem (e devem) contemplar alguns extras como a luva de proteção Protect, o manguito anti-corte W-280 de nível C e o arnez para desobstruções, que ajuda a suportar e a distribuir o peso das máquinas no tronco do operador. Em caso de algum ferimento, a banda elástica auto aderente (sem latex) pode ajudar a estancar, sendo recomendada a existência de uma caixa de primeiros socorros e, em situações mais graves, o recurso a profissionais de saúde.

Ferramentas complementares à limpeza de terrenos

Serrotes, alicates, tesouras de podar, corta-sebes e x-atos estão entre os instrumentos de apoio mais comuns para trabalhos de limpeza profissionais. Dentro das várias gamas Würth destacamos algumas ferramentas complementares ao trabalho de limpeza de matas e terrenos.

O serrote manual para madeira com punho de duas peças é um produto de utilização universal, que apresenta um punho ergonómico, para um trabalho sem esforço.

  • Lâmina de dente cruzado
  • Dentes polidos de ambos os lados e endurecidos
  • Permite um corte rápido e limpo

A tesoura de podar de 215mm é uma referência entre os jardineiros profissionais, uma vez que, graças às ranhuras para seiva incorporadas, assegura uma poda sem acumulação de resíduos nas lâminas, para um resultado de qualidade elevada.

  • Lâminas removíveis
  • Roda forjada no gancho – ótima distribuição do lubrificante na articulação
  • Alavanca de bloqueio para proteger as lâminas em posição fechada

O canivete combinado (faca + x-ato), com lâmina em aço-inox, assegura cortes contínuos e sem falhas.

  • Lâmina x-ato substituível
  • Manuseamento seguro – bloqueio do botão de pressão

Contacte o seu comercial Würth para um aconselhamento personalizado.

Para cada tarefa na limpeza de matas e terrenos há um produto de proteção individual adequado.