Instalações elétricas: quão difícil seria vivermos sem elas?

Instalações elétricas: quão difícil seria vivermos sem elas?
O trabalho dos técnicos depende da disponibilidade de materiais e ferramentas adequados para a instalação elétrica.
- A descoberta da eletricidade abriu novos horizontes ao mundo
- São raras as tarefas quotidianas que não dependem de eletricidade
- Instaladores eletricistas são profissionais essenciais a todo o tipo de atividades e indústrias
- O trabalho dos técnicos depende da disponibilidade de materiais e ferramentas adequados para a instalação elétrica
Quando em 1850, o estadista William Gladstone questionou o cientista Michael Faraday sobre o valor da eletricidade, Faraday respondeu: “Um dia, senhor, vai poder cobrar por ela.” Nesta altura, a energia elétrica não fazia parte da vida diária da maior parte das pessoas, e mesmo para o mundo ocidental industrializado, até ao início do século XX, a eletricidade foi vista como uma força misteriosa, quase mágica, capaz de matar os vivos e de reavivar os mortos.
Em pleno século XXI, a “profecia” de Faraday revela-se particularmente atual. A energia elétrica faz parte do dia-a-dia da agenda noticiosa mundial, seja pelos aumentos de preços a bater recordes, seja pela falta que afeta países com maior dependência produtiva ou até pela associação às cada vez mais flagrantes alterações do clima.

Não existem dúvidas de que a eletricidade constitui uma das inovações mais importantes de sempre. E embora, tenha sido possível viver durante séculos antes da sua descoberta, a probabilidade de prosperarmos sem ela seria muito baixa. Usada para iluminar cidades, conservar alimentos e carregar dispositivos móveis, a eletricidade é igualmente fundamental para suportar o circuito industrial.
Tão relevante é o papel da eletricidade como dos especialistas que a tornam acessível, razão pela qual instaladores eletricistas reúnem uma responsabilidade grande na segurança de todo o tipo de estruturas modernas. Se pensarmos que em qualquer local industrial as instalações elétricas estão ligadas às telecomunicações, controlos de acesso, sistemas de iluminação e até de transportes, percebemos que estão bastante presentes em muitas esferas da vida diária.
Indispensáveis da instalação elétrica
Muito abrangente em termos de aplicações e progressivamente mais complexa, dado o número de soluções novas que vão surgindo no mercado, a área da instalação elétrica tem por base um conjunto de referências consideradas indispensáveis pela maior parte dos profissionais da eletricidade.
É o caso do tubo anelado com guia pré-lubrificado, um produto que permite encaminhar o fio ou cabo elétrico no seu interior e minimizar o atrito provocado entre ambos, ao mesmo tempo que protege a instalação elétrica. Permitindo ao eletricista uma instalação mais facilitada e rápida, nomeadamente em zonas curvas, este tubo anelado resiste a esmagamentos, é auto-extinguível e apresenta-se livre de halogéneos. Ao não libertar gases tóxicos, este tubo anelar com guia pré-lubrificado aumenta o grau de segurança das instalações em que é usado, algo valorizado tanto pelos técnicos instaladores, como pelos ocupantes dos espaços.
Para facilitar a passagem dos fios elétricos no interior dos tubos anelados, nomeadamente nos não lubrificados, a sonda passa cabos em fibra de vidro é uma solução a ter em conta. Flexível e com uma pega na bobina, a guia passa cabos é guardada em rolo no seu interior, o que simplifica o seu funcionamento e armazenamento. O punho localizado na parte lateral do equipamento permite uma recolha da guia de forma confortável, até na utilização mais regular.
O desenrolador de cabos XB-500 é outra das soluções comuns entre profissionais. Uma ajuda conveniente para desenrolar cabos elétricos em rolo ou em bobina, este desenrolador de cabos permite que o técnico vá alimentando a instalação à medida que o cabo vai sendo necessário. Duas outras grandes vantagens deste desenrolador de bobinas de cabos universal (funciona com qualquer tipo de cabo e bobina) é a sua capacidade de carga até 800 kgs e o facto de a bobina funcionar na vertical, o que reduz a superfície de contacto e permite a sua utilização com bobinas danificadas.

A diferença que fazem os complementos
Na hora de estar bem equipado para qualquer instalação elétrica em segurança, o profissional deve contar com ferramentas isoladas, alinhadas com o trabalho em mãos.
Os conjuntos de alicates VDE, com descarnador e tesoura para cabos, são ferramentas de aço de grande qualidade, com garantia de vida útil longa, mesmo se utilizados intensivamente. O mesmo racional se aplica ao conjunto de chaves de parafusos de precisão (composto por cinco chaves de fendas e duas chaves Phillips), para trabalhar com peças sob corrente até 1000 volts (CA) e até 1500 volts (CC).
Nenhuma instalação elétrica fica finalizada sem testes, que também requerem ferramentas específicas. É o caso da chave busca-pólos, do aparelho de teste Elmo Teste Plus, do multímetro digital e da pinça amperimétrica, que dispõe de funções essenciais para a deteção de avarias e problemas em sistemas elétricos e eletrónicos.