Instalações elétricas: quão difícil seria vivermos sem elas?

Instalações elétricas: quão difícil seria vivermos sem elas?

Instalações elétricas: quão difícil seria vivermos sem elas?

O trabalho dos técnicos depende da disponibilidade de materiais e ferramentas adequados para a instalação elétrica.

  • A descoberta da eletricidade abriu novos horizontes ao mundo
  • São raras as tarefas quotidianas que não dependem de eletricidade
  • Instaladores eletricistas são profissionais essenciais a todo o tipo de atividades e indústrias
  • O trabalho dos técnicos depende da disponibilidade de materiais e ferramentas adequados para a instalação elétrica

Quando em 1850, o estadista William Gladstone questionou o cientista Michael Faraday sobre o valor da eletricidade, Faraday respondeu: “Um dia, senhor, vai poder cobrar por ela.” Nesta altura, a energia elétrica não fazia parte da vida diária da maior parte das pessoas, e mesmo para o mundo ocidental industrializado, até ao início do século XX, a eletricidade foi vista como uma força misteriosa, quase mágica, capaz de matar os vivos e de reavivar os mortos.

Em pleno século XXI, a “profecia” de Faraday revela-se particularmente atual. A energia elétrica faz parte do dia-a-dia da agenda noticiosa mundial, seja pelos aumentos de preços a bater recordes, seja pela falta que afeta países com maior dependência produtiva ou até pela associação às cada vez mais flagrantes alterações do clima.

instalção elétrica

Não existem dúvidas de que a eletricidade constitui uma das inovações mais importantes de sempre. E embora, tenha sido possível viver durante séculos antes da sua descoberta, a probabilidade de prosperarmos sem ela seria muito baixa. Usada para iluminar cidades, conservar alimentos e carregar dispositivos móveis, a eletricidade é igualmente fundamental para suportar o circuito industrial.

Tão relevante é o papel da eletricidade como dos especialistas que a tornam acessível, razão pela qual instaladores eletricistas reúnem uma responsabilidade grande na segurança de todo o tipo de estruturas modernas. Se pensarmos que em qualquer local industrial as instalações elétricas estão ligadas às telecomunicações, controlos de acesso, sistemas de iluminação e até de transportes, percebemos que estão bastante presentes em muitas esferas da vida diária.

Indispensáveis da instalação elétrica

Muito abrangente em termos de aplicações e progressivamente mais complexa, dado o número de soluções novas que vão surgindo no mercado, a área da instalação elétrica tem por base um conjunto de referências consideradas indispensáveis pela maior parte dos profissionais da eletricidade.

É o caso do tubo anelado com guia pré-lubrificado, um produto que permite encaminhar o fio ou cabo elétrico no seu interior e minimizar o atrito provocado entre ambos, ao mesmo tempo que protege a instalação elétrica. Permitindo ao eletricista uma instalação mais facilitada e rápida, nomeadamente em zonas curvas, este tubo anelado resiste a esmagamentos, é auto-extinguível e apresenta-se livre de halogéneos. Ao não libertar gases tóxicos, este tubo anelar com guia pré-lubrificado aumenta o grau de segurança das instalações em que é usado, algo valorizado tanto pelos técnicos instaladores, como pelos ocupantes dos espaços.

Para facilitar a passagem dos fios elétricos no interior dos tubos anelados, nomeadamente nos não lubrificados, a sonda passa cabos em fibra de vidro é uma solução a ter em conta. Flexível e com uma pega na bobina, a guia passa cabos é guardada em rolo no seu interior, o que simplifica o seu funcionamento e armazenamento. O punho localizado na parte lateral do equipamento permite uma recolha da guia de forma confortável, até na utilização mais regular.

O desenrolador de cabos XB-500 é outra das soluções comuns entre profissionais. Uma ajuda conveniente para desenrolar cabos elétricos em rolo ou em bobina, este desenrolador de cabos permite que o técnico vá alimentando a instalação à medida que o cabo vai sendo necessário. Duas outras grandes vantagens deste desenrolador de bobinas de cabos universal (funciona com qualquer tipo de cabo e bobina) é a sua capacidade de carga até 800 kgs e o facto de a bobina funcionar na vertical, o que reduz a superfície de contacto e permite a sua utilização com bobinas danificadas.

bobina danificada

A diferença que fazem os complementos

Na hora de estar bem equipado para qualquer instalação elétrica em segurança, o profissional deve contar com ferramentas isoladas, alinhadas com o trabalho em mãos.

Os conjuntos de alicates VDE, com descarnador e tesoura para cabos, são ferramentas de aço de grande qualidade, com garantia de vida útil longa, mesmo se utilizados intensivamente. O mesmo racional se aplica ao conjunto de chaves de parafusos de precisão (composto por cinco chaves de fendas e duas chaves Phillips), para trabalhar com peças sob corrente até 1000 volts (CA) e até 1500 volts (CC).

Nenhuma instalação elétrica fica finalizada sem testes, que também requerem ferramentas específicas. É o caso da chave busca-pólos, do aparelho de teste Elmo Teste Plus, do multímetro digital e da pinça amperimétrica, que dispõe de funções essenciais para a deteção de avarias e problemas em sistemas elétricos e eletrónicos.