Preparar o tempo frio com a melhor colagem e vedação

Preparar o tempo frio com a melhor colagem e vedação

Preparar o tempo frio com a melhor colagem e vedação

Em tempos de “crise energética”, há poupanças de consumos e despesas a extrair de bons isolamentos.

  • Em tempos de “crise energética”, há poupanças de consumos e despesas a extrair de bons isolamentos.
  • As colas e as espumas são usadas pelos profissionais para resolver a maior parte das situações interiores e exteriores.
  • As fitas e silicones apresentam-se como referências complementares para instalações perfeitas.

Numa altura em que a expressão “crise energética” preocupa as empresas e as famílias por igual, aumenta a procura de soluções que ajudem a superar o receio da dependência dos grandes produtores e o desafio da escalada de preços, agravado pela subida da inflação.

Juntamente com a necessidade global urgente de se trocarem os combustíveis fósseis por fontes de energia limpas, a apreensão cresce junto de todos os setores de atividade, em particular, os mais absorvedores de recursos – como são os casos da Indústria e da Construção Civil.

Como as transições mais definitivas não se concretizam de um dia para o outro, as saídas que garantem, entretanto, uma maior eficiência estão, assim, a conquistar terreno na corrida energética. Reduzir consumos, evitar desperdícios e potenciar a eficiência é uma das estratégias com implementação mais imediata, sendo que a escolha de materiais indicados produz um efeito percetível.

No caso das muitas famílias com habitações energeticamente pouco eficientes – quentes no Verão e frias no Inverno -, as soluções de colagem e vedação para portas, portadas e janelas, por exemplo, tendem a apresentar-se como formas simples de criar conforto e poupar nas contas de energia.

No campo das colas e espumas

De pouco vale trocar sistemas de caixilharia ou substituir janelas se a colagem e vedação dos elementos nas suas posições finais não for bem executada. Neste capítulo, os profissionais que querem garantir uma instalação perfeita socorrem-se não só de técnicas de aplicação adequadas a cada caso (cordões verticais para colagens verticais e em S para áreas maiores, como pavimentos), como de materiais como o vedante-cola, cuja gama abrangente permite resolver a maior parte das situações.

Disponível em duas opções, cola poliuretano e MS polímero, o vedante-cola silicone evoluiu de respostas mais antigas, não estanques nem resistentes a raios UV e com risco tóxico moderado, para soluções tanto de interior como de exterior, sem perigosidade para quem o aplica.

Em formato compacto, a cola de poliuretano Pur é indicada para colagens estruturais de elementos de janelas, portas, escadas, corrimões e calhas. Neste caso, durante a colagem, há que contemplar o efeito de dilatação do material, uma vez que o volume da cola aumenta. Já a espuma pistolável monocomponente Purlogic Top é usada no isolamento acústico de juntas, para uma redução da carga sonora, e na diminuição das perdas de calor. Disponível em lata de elevado rendimento e fácil manuseamento, este produto premium apresenta qualidades de longa duração, permeabilidade ao vapor de água e de adequação para ser aplicada em ambientes com temperaturas até -5°C.

Graças à sua válvula combinada, a espuma combinada de um componente Purlogic Duo tanto pode ser usada com pistola, como com adaptador, tendo um endurecimento rápido. Com cor cinzenta, que permite uma aplicação diversificada (em superfícies como betão e janelas), esta espuma consegue um isolamento térmico e acústico superior à lã mineral, cortiça e até à fibra de vidro. Deve ser combinada com silicone de proteção, polímero MS ou poliuretano resistente aos raios UV. A espuma pistolável monocomponente Purlogic Top pertence a uma gama premium e, como o nome indica, só pode ser aplicada com recurso a pistola. Cada lata oferece até 40 litros de espuma testada para funcionar bem em temperaturas ambiente de até -5°C.

espuma

Fixar e colar com fitas e silicones

Amplamente usadas no isolamento de janelas, as fitas e bandas de vedação absorvem e expandem com a humidade a que são sujeitas. A sua durabilidade depende do grau de exposição aos elementos, assim como de fungos que as podem fragilizar. Para ficarem bem instaladas, devem contemplar a largura da fenda que vão cobrir, razão pela qual existem em tamanhos e cores diferentes, dependendo também se ficam cobertas ou visíveis.

A fita de vedação VKP Plus, impermeável e de qualidade superior para uma vedação permanente de juntas com pressões até mais de 600 Pa, é um exemplo ecologicamente seguro. Sendo resistente à água, quando comprimida corretamente, esta fita proporciona uma vedação consistente tanto contra chuva intensa, como no controlo de humidades, podendo ser usada no exterior e interior. Já a banda acústica B1 para parede divisória funciona como uma espuma autocolante de polietileno, que evita pontes de ruído durante a instalação de paredes divisórias. Trata-se de uma solução de aplicação simples, rápida e limpa, que compensa qualquer desnível.

No universo dos silicones, tanto a gama de entrada como a gama de topo possuem vantagens nos âmbitos de facilidade de aplicação e performance de isolamento. O silicone de construção neutro A7 Top é um vedante de silicone de baixo módulo, com muito boa aderência e aplicação fácil, na construção e instalação de janelas. É aplicado por via de um cartucho e adere facilmente em substratos alcalinos como betão, argamassa e fibrocimento. Na categoria de silicones para cortes de meia esquadria, o Vedacor é o produto indicado para uma aderência perfeita em todos os tipos de alumínio, madeira e PVC. Transparente e de base aquosa, apresenta uma resistência elevada tanto à água como aos raios UV.

pulmoes ouvidos olhos