Semana Reinhold Würth: a celebração do homem e da marca

Semana Reinhold Würth: a celebração do homem e da marca

Semana Reinhold Würth: a celebração do homem e da marca

Quando a 29 de maio de 1945 Reinhold Würth acompanhou o pai, Adolf, numa deslocação de carroça até a fábrica de parafusos Arnold, em Ernsbach, na Alemanha, estava longe de imaginar a viagem que viriam, de facto, a empreender juntos.

Quatro semanas apenas sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, Adolf Würth estava decidido a abrir um negócio grossista de parafusos e a compra das primeiras remessas para as prateleiras da sua loja, em Künzelsau, viria a dar início aquilo a que hoje conhecemos por Grupo Würth.

RWWW 2021

Ainda criança e com o negócio familiar em gradual expansão, Reinhold Würth beneficiou do ensino e treino do pai nos temas da loja, pelo que quando aos 19 anos foi obrigado a assumir os destinos da empresa, estava não só familiarizado com o seu desenvolvimento desde o primeiro momento, como decidido a transformar o pequeno espaço de venda por atacado numa marca líder à escala mundial.

Com uma equipa inicial de apenas dois colaboradores e muito longe das cerca de 120.000 referências que viria a comercializar anos mais tarde, Reinhold Würth com mais de sete décadas, nas quais não faltaram desafios e aprendizagens.

Semana RWWW 2021 Semana RWWW 2021 Semana RWWW 2021

Lançada num momento favorável, uma vez que a guerra tinha destruído volumes infinitos de materiais de instalação e montagem, a Würth impulsionou a reconstrução, tendo conseguido ultrapassar a dificuldade maior da altura: arranjar materiais e ferramentas para vender. Em 1962 expandiu-se de Künzelsau para a Holanda, seguindo-se as subsidiárias da Suíça, Itália e Áustria, entre tantas outras – incluindo Portugal, em 1974.

Enquanto empresário, não restam dúvidas de que Reinhold Würth tem sabido avaliar oportunidades, mas também evitar riscos e gerir desenvolvimentos imprevisíveis. Focado na expansão mas, mais ainda, na salvaguarda dos empregos que garante nas empresas do grupo, tem na frase “crescimento sem lucro é fatal” um dos seus motes de sucesso.

Homenagem ao empresário e filantropo

A contribuir ativamente, ainda hoje, para a definição do rumo do grupo que ajudou a lançar, o Prof. Reinhold Würth é, a par de um empresário otimista, um filantropo e apoiante de causas.

A Fundação Würth, que estabeleceu em 1987 com a esposa, Carmen, tem como objetivo promover os campos das artes e da cultura, da ciência e da educação, sendo responsável pelo financiamento de escolas e universidades, bem como pela atribuição anual de múltiplos prémios, como o Prémio Würth de Literatura Europeia e o Prémio Würth para Jovens Músicos Alemães.

RWWW 2021

Alvo de inúmeras homenagens, incluindo a entrada no Passeio da Fama da Indústria Alemã e a medalha Ludwig Erhard, que recompensa indivíduos que alcançaram resultados exemplares no seu trabalho em prol do bem público, é na Semana Reinhold Würth, que assinala e celebra o aniversário do fundador da marca (a 20 de abril), que o Prof. Reinhold Würth tem uma das ocasiões anuais mais simbólicas.

Em 2021, a Semana Reinhold Würth, ou Reinhold Würth Workout Week (RWWW 2021), acontece entre 19 e 23 de abril para marcar cinco dias especiais de vendas no Grupo Würth em todo o mundo. Nesta semana, por cada artigo comercializado das edições exclusivas RW 2021, a marca faz reverter 2€ para uma instituição e causa solidárias.

Mala de Ferramentas Chave

A par da componente de responsabilidade social, a Würth associa também o aniversário do fundador e a Semana Reinhold Würth ao lançamento de edições exclusivas de produtos universais que, excecionalmente, são colocados à disposição dos clientes para utilização ou coleção. Editados em quantidade reduzida, com uma estética aprimorada e a assinatura do fundador da Würth, os produtos da Semana Reinhold Würth deste ano - uma mala de ferramentas (com 50 peças) e uma chave dinamométrica - prometem, uma vez mais, fazer as delícias dos profissionais.