Gestão de stocks: o passo “invisível” para uma estratégia bem-sucedida

Gestão de stocks: o passo “invisível” para uma estratégia bem-sucedida

Da saúde à indústria alimentar, passando pelo mercado dos combustíveis

Nenhum setor escapou ileso à paralisação parcial da produção e distribuição dos mais variados bens e, por isso, nos últimos tempos ouvimos falar sobre as dificuldades, maiores ou menores, de abastecimento e manutenção de stocks em várias atividades.

A boa notícia é que os desafios foram superados e, entre outros fatores, a gestão eficiente dos stocks, foi uma das variáveis de peso envolvidas nesta corrida contra o tempo.

Neste artigo, apresentamos as principais vantagens de uma gestão eficiente de stocks para as organizações, partilhamos algumas dicas para montar o processo de forma rápida e damos a conhecer as soluções Würth para o fazer intuitiva e eficazmente.

Organização stocks

Aumentar a produtividade, poupar tempo e manter a satisfação dos clientes

Das mais simples às mais tecnológicas, as ferramentas de gestão de stocks são preponderantes para evitar a falta ou o excesso de recursos. Perceber de que produtos dispõe, em que quantidades e, em casos específicos, a sazonalidade dos mesmos é preponderante para evitar problemas como falta ou excesso de stock. Entre as principais vantagens, as ferramentas de gestão de mercadorias e stocks têm um impacto muito positivo na exatidão das encomendas que faz, permitindo que calcule da forma mais real possível os produtos de que vai precisar. Consequentemente, esta prática permite-lhe também evitar desperdícios quando os produtos têm um prazo de validade relativamente apertado.

Feitas as contas, a gestão de stocks ajuda, de facto, a que poupe tempo e dinheiro: tempo porque com recurso a ferramentas que automatizam ou semi-automatizam o processo, evita que os seus colaboradores tenham que fazer todo o processo manualmente, aumentando também a produtividade dos mesmos; e dinheiro porque evita gastos desnecessários e canaliza todas as encomendas para o stock de produtos que são efetivamente necessários.

Além de o ajudar a organizar o espaço de armazenamento uma gestão de stocks eficaz é ainda um fator determinante para garantir o nível de satisfação e fidelização dos clientes, na medida em que lhe permite saber aquilo que procuram e em que quantidades, organizando todo o processo em função das suas exigências e necessidades.

Duas regras de ouro para uma gestão de stocks eficaz

Tal como já explicitámos, além de ser uma componente essencial para maior rapidez nas operações diárias, a gestão de stocks tem impacto direto na saúde financeira das empresas. Aumentar a eficiência destes processos – em estreita ligação com a gestão de encomendas de clientes e fornecedores – é, por isso, um fator crítico de negócio.

1. Mantenha uma margem de flexibilidade

Apesar de todos os esforços na gestão de stocks, quem lida com o dia-a-dia de um armazém sabe que os imprevistos podem acontecer e exigem uma capacidade de resposta rápida e eficaz. Por isso, uma gestão de stocks otimizada não deve deixar de ser flexível e desenhada para permitir adaptar, facilmente, procedimentos e automatismos em função das necessidades de stock reais.

2. Antecipe necessidades futuras

Associada à flexibilidade dos processos sugerimos também que invista na antecipação das necessidades, nomeadamente através da identificação de um patamar mínimo de stock e da monitorização em tempo real, para que a atividade não seja comprometida pela ausência de mercadoria em armazém.

Sistema ORSY Sistema ORSY + ORSYscan

ORSY: um mundo de possibilidades para as mais variadas necessidades

Conscientes dos benefícios que esta prática aporta para os nossos clientes, temos várias sugestões para apoiar pequenas e grandes empresas, independentemente do nível de digitalização que apresentem, a agilizar encomendas e organizar os produtos Würth. Uma dessas sugestões, é o nosso sistema ORSY.

O sistema ORSY é ideal para organizar os consumíveis de utilização frequente em oficinas e espaços reduzidos. Permite armazenar os materiais, visualizar facilmente todos os produtos e respetivas quantidades, além de facilitar o seu manuseamento. Uma das características mais interessantes deste sistema ORSY é a total adaptabilidade às necessidades e dimensão de cada espaço.

O passo seguinte é facilitar a encomenda dos itens de que necessita e também para esta ação temos uma ideia: ORSYscan.

O ORSYscan, o seu aliado para pedidos fáceis, rápidos e seguros, proporciona uma maior fluidez nos processos de compra e evita a necessidade de dar entrada manual de cada um dos artigos de que precisa. Em três simples passos, o ORSYscan lê o código de barras e, sem instalações ou complicações, conecta-o com a nossa loja online Würth para validar as quantidades e confirmar a encomenda.

Se procura apoio nesta área, e mais informação sobre os produtos ORSY, saiba que dispomos de diversos serviços e soluções que têm em comum um objetivo último: facilitar a rotina de quem diariamente lida com a vastidão de produtos do universo Würth. Para um aconselhamento mais personalizado, sugerimos que contacte o nosso serviço de apoio ao cliente, através da linha 211 989 890 ou do email suporte.orsy@wurth.pt.